Diretora de Currículos do MEC falou sobre Educação Integral
Publicação:
A diretora de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, fez uma exposição sobre ?Educação Integral? e o ?Programa Mais Educação?, do Governo Federal nesta quarta-feira (11) no Auditório do Conselho Estadual de Educação (CEEd). Participaram conselheiros, assessores técnicos e parceiros do regime de colaboração.
Jaqueline afirmou que é preciso reinventar a escola. ?Não podemos mais viver com a educação do século XIX e XX, é necessário renovar o ensino no país. E para que possamos ter uma escola integral, em tempo integral, a relação entre Estado, Município e Governo Federal é essencial?.
Para a professora do MEC, os desafios da educação básica são muitos, entre eles a universalização do acesso da educação infantil ao ensino médio, a permanência dos estudantes com aprendizagens significativas, superação da reprovação como ?parte? da metodologia de ensino, a democratização do ambiente escolar e da relação escola-comunidade.
Citando Anísio Teixeira, que segundo Jaqueline foi quem baseou seu estudo sobre a educação integral, ela complementou dizendo que é preciso uma educação ambiciosamente integrada e integradora. ?Nós temos uma escola mentalista e antidemocrática, não oferecemos a oportunidade para os alunos praticarem suas qualidades. Para isso é necessário a ampliação da jornada escolar e a superação da escola de turnos aliada de uma política pedagógica orgânica?.