Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

De volta para a escola: seminário abordou orientações para o retorno presencial após o recesso escolar

Publicação:

Live mediada pela secretária da Educação, contou com a presença de especialistas
Live mediada pela secretária da Educação, contou com a presença de especialistas - Foto: Divulgação
Por Bruna de Bem

O Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira, 11 de agosto, foi marcado por um seminário online sobre orientações para o retorno presencial das aulas na rede estadual após o recesso escolar. A live, transmitida no canal do YouTube da Secretaria da Educação do RS, foi acompanhada pelos educadores da rede e contou com a participação de especialistas das áreas da Educação e Saúde.

O evento, mediado pela secretária da Educação, Raquel Teixeira, tratou da necessidade de um retorno presencial dos estudantes à sala de aula. “Depois de um ano e meio de escolas praticamente fechadas, depois de um esforço imenso dos professores, me parece que o retorno veio para ficar. Nós temos o compromisso de dar aos nossos estudantes as oportunidades que eles merecem. É isso que mantém a escola pública tão atuante”. Sobre o Dia do Estudante, ela refletiu a respeito da data criada há mais de 100 anos. “O aluno é a razão de ser das nossas escolas, das nossas escolhas profissionais, da nossa atuação profissional”, salientou.

A diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Leticia Grigoletto, também esteve presente na live e tratou das orientações pedagógicas para este momento, visando ações para a recuperação das aprendizagens que foram perdidas com a distância entre alunos e sala de aula. “Juntos nós progredimos muito no que diz respeito a aprendizagens relacionadas ao uso das tecnologias na educação, à incorporação da educação híbrida e dos recursos digitais na nossa prática pedagógica, dentro deste novo paradigma educacional que se apresentou em virtude da pandemia”, explicou. Dentre as ações pedagógicas, foi destacada a necessidade da reorganização da carga horária curricular, com a intensificação das habilidades dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Os protocolos sanitários a serem seguidos para um retorno mais seguro a todos, foram colocados em pauta pela diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina. "Os cuidados que são válidos para uma volta ainda mais segura à escola, devem ser aderidos por toda a comunidade escolar. Uso de máscara, higienização, ventilação dos ambientes e o distanciamento ainda são as práticas mais eficientes para evitar o contato com a Covid-19”, resumiu.

Uma das fundadoras da rede de consultoria técnica da área da Educação, a Vozes da Educação, Carolina Campos, fez o encerramento do evento, dividindo com o público as experiências de outros países em relação a ações para uma educação mais efetiva mesmo em tempos de pandemia. “A partir da criação de levantamentos que fizemos com 21 países, conseguimos entender algumas informações muitos importantes, um exemplo, é de que reabrir escolas não está diretamente relacionado ao aumento do número de casos, já que nesses lugares os cuidados a fim de evitar transmissão são eficientes”, salientou.

O conteúdo apresentado pelos participantes, bem como dados, gráficos e demais orientações pedagógicas podem ser acessados no canal do YouTube TV Seduc RS.

Secretaria da Educação