Construção de escola na reserva da Guarita recomeça na próxima semana
Publicação:
Recomeça na próxima semana a construção da Escola Estadual Gomercindo Gete Tehn Ribeiro, localizada na reserva indígena da Guarita, em Tenente Portela. As obras, resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual da Educação (SEC), foram iniciadas em 2005 e paralisadas no início do ano seguinte, em razão de irregularidades na licitação realizada pelo município. O processo está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Provisoriamente, a escola será construída em madeira, em caráter emergencial, num investimento de R$ 93 mil. O prédio definitivo, de alvenaria, somente poderá ser iniciado quando um novo convênio for assinado. ?O prefeito Rubens Furini esteve aqui na SEC, esta semana, e se comprometeu a preparar outro documento, que deve ser assinado ainda este ano?, explicou a diretora geral, Jane Kühn.
Com capacidade para atender a 200 alunos das etnias Kaingang e Guarani, a escola terá cinco salas de aula, numa área total de 286 metros quadrados. A conclusão está prevista para o mês de julho. ?Trata-se de uma solução provisória, para atender no curto prazo os anseios da comunidade?, disse a diretora Jane. Ela salientou que, quando o prédio definitivo for construído, a atual estrutura de madeira poderá ser transferida para outro local, onde uma escola seja necessária.