Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Consed inicia atividades do Fórum de Valorização do Professor, em São Paulo

Publicação:

4ea8db9a 0be1 4ac0 963f 86f9c9444ca6
Raquel Teixeira é secretária de Educação do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Consed - Foto: Consed
Por Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação iniciou nesta segunda-feira (18), em São Paulo, as discussões do primeiro encontro do Fórum de Valorização do professor, que reúne secretários e técnicos de valorização de professores e recursos humanos das secretarias estaduais de Educação. Liderado pela secretária de Educação do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Consed, Raquel Teixeira, o grupo permanecerá reunido até esta terça-feira (19), para debater problemas e soluções na área.

Segundo a secretária Raquel, o objetivo do fórum é construir um documento que será entregue ao Ministério da Educação e apresentado à sociedade, destacando qual é o posicionamento do Consed no debate sobre a valorização do professor.  "Nosso papel também é criar a certeza na sociedade de que professor é sim a profissão mais importante, afinal estamos vivemos no século 21, a era do conhecimento. E e o que faz as pessoas avançarem num cenário como esse é a Educação, que começa com a criança na educação infantil", destacou.

"A gente tem que sair daqui com o sentimento macro do que é a valorização docente, desenvolvimento profissional, atrelamento ao resultado de aprendizagem do aluno, por isso o professor precisa saber trabalhar com dados e evidências. E precisamos falar de formação inicial nesses novos tempos e falar de formação continuada criando as soluções. Aqui estamos longe de pensar apenas a valorização financeira, mas social e científica, e a formação inicial tem que estimular o professor a fazer pesquisas inclusive sobre a sala de aula dele", concluiu Teixeira.

Sobre o fórum

O Fórum de Valorização do Professor é uma iniciativa do Consed, que definiu para o biênio 2023-2024, uma agenda om oito temas considerados prioritários para os gestores estaduais. Denominado Agenda da Aprendizagem, o documento se desdobra em fóruns temáticos líderados pelos secretários, com a participação de técnicos dos estados. O objetivo é compartilhar boas práticas e construir soluções conjuntas de acordo com as necessidades das redes.

Além da secretária Raquel Teixeira, são responsáveis pelo tema Valorização do Professor no Consed os secretários Igor Alvarenga (MG) e Geniana Faria (Adjunta/MG), Roni Miranda (PR) e Vinícius Neiva Executivo/SP).

Também são temas prioritários da Agenda da Aprendizagem 2023-2024: Ensino Médio, Avaliação, Tempo Integral, Tecnologia, Financiamento, Regime de Colaboração e Educação Especial.

Secretaria da Educação