Audiência pública no Senado discute alfabetização
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O secretário adjunto da Educação, Paulo Rezende, participou nesta quarta-feira, 7, de Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, que abordou a avaliação da aprendizagem, formação de professores e alfabetização. Durante o encontro, foram explicadas as ações da Secretaria Estadual da Educação como o Projeto de Alfabetização de Crianças de 6 e 7 Anos, os referenciais curriculares e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS).
Paulo Rezende reforçou o papel destas ações, integrantes do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, como forma de alcançar metas e objetivos para a melhoria da Educação no Estado. ?A SEC tem desenvolvido ações e ferramentas que buscam qualificar o ensino gaúcho e garantir uma Educação de qualidade para todos os estudantes?, declarou o secretário.
Ainda durante a audiência, Paulo Rezende entregou a presidente da comissão, a senadora Fátima Cleide, os cadernos didáticos Lições do Rio Grande, constando as habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos com os alunos em cada série dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio.
Lições do Rio Grande
Para melhorar a qualidade da Educação oferecida às crianças e jovens gaúchos, o governo do Estado lançou os cadernos Lições do Rio Grande. No material constam as habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos com os alunos em cada série dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. Os referenciais curriculares estão separados em cinco volumes, de acordo com quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
SAERS
Por meio do SAERS, o Governo do Estado busca acompanhar a evolução escolar dos estudantes, visando orientar políticas públicas na área da Educação. O resultado da avaliação é dividido por níveis de aprendizagem classificados como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. O SAERS é realizado anualmente nas 2,6 mil escolas estaduais. Também participaram dos exames que avaliam a qualidade dos sistemas de ensino, escolas de 82 redes municipais e 21 instituições particulares.
Projeto de Alfabetização de Crianças com seis e sete anos
O Projeto de Alfabetização de Crianças com seis e sete anos iniciou em 2007, no formato piloto, nos 1º anos e em apenas algumas escolas da rede pública. No ano seguinte, as instituições participantes receberam a ampliação da iniciativa também para o segundo ano. Em 2009, a SEC estendeu o projeto para todos os estabelecimentos de ensino estaduais com séries iniciais.
As propostas pedagógicas integrantes do projeto são coordenadas pelo Instituto Alfa e Beto, de Minas Gerais; Instituto Ayrton Senna, de São Paulo; e Geempa, do Rio Grande do Sul. Os educadores recebem materiais de apoio didático e são orientados por tutores. Periodicamente, são promovidos encontros de formação continuada, visando à atualização permanente dos professores e a troca de experiências pedagógicas