Alunos gaúchos ficam entre os primeiros colocados no quadro nacional do Pisa
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Os estudantes do Rio Grande do Sul ficaram em terceiro lugar nas áreas de ciências e matemática frente às demais Unidades da Federação na avaliação feita pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Em leitura, os gaúchos ficaram com a sétima colocação. O ranking brasileiro do Pisa foi divulgado nessa terça-feira, 4 de novembro, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), responsável pela aplicação da avaliação amostral no país.
De acordo com o Inep, a Região Sul foi a que apresentou o melhor desempenho nas três áreas de conhecimento. Em segundo lugar ficou o Centro-Oeste, em Matemática e Ciências, e o Sudeste, em Leitura. As duas regiões também se revezaram no terceiro lugar. A Região Norte ficou na quarta posição e o Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas de avaliadas.
Ao tomar conhecimento do resultado, pela imprensa, a secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, demonstrou surpresa com a posição do Estado. ?As notas do Pisa não estão coerentes com os resultados dos nossos estudantes do Ensino Médio nas avaliações que o Ministério da Educação faz, como a Prova Brasil e o Enem?, avalia a gestora gaúcha, apontando que,nos testes aplicadas no País, os alunos gaúchos aparecem na frente do Distrito Federal e de Estados como Santa Catarina, Rondônia e Paraná, por exemplo, que, no Pisa, estão melhor colocados. ?Na próxima semana, nós, secretários de Educação, iremos a Brasília para buscar informações do MEC sobre a prova do Pisa.?
O Pisa é uma avaliação internacional realizada anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2007, foram analisados 20 milhões de alunos de 15 anos de 57 países membros da OCDE, além de 27 nações convidadas. No quadro geral, o Brasil foi o quarto pior em matemática e, entre os sul-americanos, obteve o menor desempenho. Entretanto, os brasileiros marcaram 370 pontos em matemática, 14 a mais do que na avaliação realizada em 2003, quando passou a integrar o Pisa. O pequeno acréscimo na pontuação em matemática teve como contraponto um forte declínio no desempenho em leitura observado entre os estudantes brasileiros. Segundo dados do Pisa 2003, os alunos do Brasil alcançaram, em média, 403 pontos nos testes, enquanto em 2007 o número caiu para 393.
O Brasil se encontra no grupo de países que têm mais de 50% dos estudantes com dificuldades para utilizar a leitura como ferramenta de construção do conhecimento. Em geral, os estudantes brasileiros só conseguem localizar informações ou reconhecer temas de um texto lido, sem condições de avaliar o conteúdo escrito.
A participação do Brasil no Pisa tem como objetivo situar o desempenho dos alunos do país no contexto da realidade internacional. A presença nesse processo de avaliação proporciona, ainda, a apropriação de conhecimentos e metodologias no campo das avaliações externas da Educação. Abaixo, segue o quadro de desempenho do Pisa 2006.