Alunos do Estado participam de atividades na Rio+20
Publicação:

Alunos da rede estadual estão participando de diversas atividades na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre sustentabilidade, a Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho. Entre algumas das ações está a exposição da colcha do meio ambiente no estande do governo do Estado, localizado no Parque dos Atletas, e retrata a visão destes estudantes em relação ao tema do encontro.
A colcha, que reúne pinturas, colagens e desenhos que tiveram como ponto de partida a reflexão dos alunos sobre a natureza que os cerca. A produção começou em junho de 2011, durante o dia de mobilização, com a costura dos diversos panos feitos de algodão cru, feita no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Depois disso, a colcha do meio ambiente se tornou itinerante. Foi exposta nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na Fundação Zoobotânica e em diversos eventos, simbolizando os diferentes olhares das crianças e jovens sobre a sua relação com a natureza.
A produção começou em junho de 2011, durante o dia de mobilização, com a costura dos diversos panos feitos de algodão cru, feita no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Depois disso, a colcha do meio ambiente se tornou itinerante. Foi exposta nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na Fundação Zoobotânica e em diversos eventos, simbolizando os diferentes olhares das crianças e jovens sobre a sua relação com a natureza.
Além da apresentação da colcha, os estudantes gaúchos e a assessora de Educação de Educação Ambiental da Seduc, Silvana Favreto, participaram de uma série de atividades como realização de atividades propostas pela Fundação Xuxa Meneguel, com 90 crianças e educadores, tendo a participação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, de Pontão, representando a região Sul do país. A Ação chamada de + Criança na Rio+20 reuniu os estudantes, autoridades e jornalistas em diversas atividades como fóruns e discussões, além da elaboração da Carta das Crianças para a Terra, que será apresentada no dia 22 de junho, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana. Os alunos também visitaram pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Na segunda-feira (18), a representante da Seduc, Silvana Favreto, participou de vários diálogos na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, voltados para a sustentabilidade, igualdade, desenvolvimento, direitos e deveres.