Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

28ª CRE apresenta live com integrantes de escola pública argentina de Robótica Educacional

Instituição da cidade de Misiones tem gestão estatal e atende alunos desde os cinco anos

Publicação:

Cartaz do evento, com desenhos de pessoas dizendo "Hoje é um dia especial", "NTE 28 live" e "Escuela de Robotica"
A Escola de Robótica de Misiones é um espaço educacional de gestão estatal gratuito - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Gravataí, promove nesta terça-feira, 1º de setembro, às 19h30min, uma live com integrantes da Escola de Robótica de Misiones, da Argentina. O evento conta com a presença do secretário estadual de Educação, Faisal Karam, da diretora da instituição, Solange Schelske, e de um dos professores da escola, Leandro Ismael Añais. A transmissão ocorre pelo canal no YouTube do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Gravataí.

A Escola de Robótica de Misiones é um espaço educacional de gestão estatal gratuita, que oferece uma proposta pedagógica focada na ciência e na tecnologia. A instituição representa uma experiência-piloto pioneira na Argentina e atende estudantes a partir dos cinco anos de idade, que aprendem a linguagem da programação e da prática científica.

Organizadora do evento, a coordenadora do NTE Gravataí, Suziane Almeida Toffoli, relata que, ao tomar conhecimento da metodologia aplicada na escola resolveu estreitar as relações entre a instituição e a Rede Estadual de Ensino gaúcha. Durante a live, os argentinos mostrarão o funcionamento da escola, que, desde o início da pandemia, ensina robótica para cerca de 5 mil pessoas pela internet. “Essa conversa com os nossos colegas do país vizinho é muito importante, para sabermos como eles implementaram esse projeto lá”, destaca Suziane.

Escolas estaduais gaúchas já contam com Salas Maker, kits de robótica e professores capacitados, que ensinam o tema no contraturno. O aprendizado sobre a robótica é transmitido com o uso desde a sucata, passando por placas de automação e chegando aos kits de robótica. Para a coordenadora do NTE Gravataí, conhecer esta ciência abre possibilidades profissionais para os estudantes. “É difícil de achar profissionais em áreas exatas. Os alunos que aprendem sobre robótica se encaminham bem, viram designers, construtores, programadores. É lindo de ver”, reconhece.

Secretaria da Educação