Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

14ª CRE tem ciclo de lives sobre ferramentas do Google For Education

Formação é oferecida em parceria com universidade da região das Missões

Publicação:

Professor Fávio César Junges foi o responsável pela capacitação
Professor Fávio César Junges foi o responsável pela capacitação - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santo Ângelo, está promovendo um ciclo de encontros virtuais para capacitar os professores nas ferramentas do Google For Education. As lives ocorrem semanalmente por meio de uma parceria entre o setor pedagógico da 14ª CRE com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Santo Ângelo.

Nesta quarta-feira, 19 de agosto, a capacitação abordou a criação de atividades e avaliações com o Google Formulários. A aula, ministrada pelo professor Fábio César Junges, foi assistida por cerca de 1,8 mil pessoas. O encontro está gravado no canal no YouTube da URI Santo Ângelo, para quem desejar assistir depois.

Além das atividades no Google Formulários, já foram realizadas capacitações sobre o Google Sala de Aula, o Google Meet, o Google Drive e as extensões existentes no Chrome. Ainda estão previstos dois encontros, nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, às 8h30min, no canal no YouTube da URI Santo Ângelo. Uma das lives proporcionará um conhecimento avançado sobre o Google Sala de Aula e a outra apresentará a plataforma Google Jamboard.

Segundo a coordenadora da 14ª CRE, Rosa Maria de Souza, desde dezembro a coordenadoria trabalha buscando parcerias, e uma delas foi formada junto à URI Santo Ângelo. Com a persistência da quarentena em virtude da pandemia, a regional lançou mão da ajuda da instituição para qualificar o conhecimento técnico dos professores e demais servidores da educação na região, no que se refere à tecnologia. Os docentes da URI também já participaram de dois webinários sobre o tema.

“O principal desafio para a nossa Rede era conseguir explorar mais as possibilidades das ferramentas disponíveis, e os professores estão adorando a formação. Recebemos relatos ótimos a cada live”, conta Rosa. Pela perspectiva da coordenadora, os docentes que estiverem assistindo às aulas terão, ao final, uma “aprendizagem incrível” sobre a plataforma Google For Education.

 

Aniversário da 14ª CRE

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a 14ª CRE completa 68 anos de existência. Fundada em 1952, sob o nome de “14ª Delegacia de Educação”, a coordenadoria abrange onze municípios: Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Vitória das Missões, Sete de Setembro, São Miguel das Missões, Ubiretama, Cerro Largo, Salvador das Missões e São Pedro do Butiá. No total, a regional atende 11.217 alunos de 37 escolas e conta com 1.284 professores e funcionários.

Conforme a coordenadora Rosa, a  14ª CRE busca a integração entre alunos, famílias e a comunidade, oferecendo oportunidades de diálogo e de interação que promovam o compartilhamento de informações e a construção de conhecimentos, integrando a escola à prática social. “A nossa atuação aproxima a Seduc das escolas, através do apoio e suporte para o desenvolvimento das atividades administrativas, financeiras e pedagógicas. Todas as ações estão direcionadas para um grande propósito: o êxito da aprendizagem de nossos estudantes”, pontua.

Rosa destaca, ainda, que a necessidade de reinvenção das práticas de ensino gerada pela pandemia trouxe uma oportunidade de inserção na realidade escolar de diferentes formas, realizando uma observação participativa com procedimentos totalmente diferentes dos usados até então. “Um momento histórico, porém de apreensão, onde todas as teorias até aqui estudadas deram lugar a novos conceitos. Agradecemos à Seduc por todo suporte e apoio, a todos os coordenadores, gestores, supervisores, orientadores, servidores, comunidade e o nobre trabalho de professores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento intelectual e social dos alunos, buscando inovar suas ações na formação das novas gerações”, ressalta.

Secretaria da Educação