11ª CRE realiza encontro para refletir sobre leitura e escrita
O evento incentiva a utilização das plataformas Elefante Letrado e Árvore de Livros
Publicação:

A 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Osório, realiza, nesta quinta-feira (13), às 16h, o 6º encontro de 2021 da formação continuada Perspectivas do Ensino Híbrido nos Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação. A temática, desta vez, será “A leitura, a pesquisa e a escrita: ampliando a autonomia e o protagonismo das crianças, jovens e adultos”.
Com a presença do coordenador Regional de Educação, Fabrício Soares; da coordenadora Pedagógica, Rosângela Macedo; do professor Anderson Costa, do professor, escritor e pesquisador, Delalves Costa, e da professora Victória Assis, todos profissionais da Escola Ildefonso Simões Lopes; da professora da Escola Justino Alberto Tietboehl, Geane de Matos, e da estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, Julia Alliardi, o encontro irá promover a reflexão sobre a importância da leitura no desenvolvimento integral dos alunos, além de compartilhar projetos, como o “Nossa Escola Lê”, da Escola Tietboehl, experiências do mundo literário e incentivar o uso das plataformas Elefante Letrado e Árvore de Livros.
Durante a conversa, haverá declamação de poemas, bem como pontes de diálogos entre a literatura, os direitos humanos e o contexto cultural da região sul e a literatura contemporânea. Para o Coordenador Fabrício, “a leitura de uma obra não serve apenas para responder a um questionário ou a uma ficha de leitura. Ela serve para ampliar a visão de mundo, para desenvolver a escrita e para ajudar na compreensão.”
Ele destaca ainda outros benefícios do hábito de leitura. “A pessoa só consegue escrever bem, seja uma redação ou um livro, se ela ler muito. Ninguém escreve sem uma bagagem de leitura. Além disso, existem impactos positivos para os demais componentes curriculares, não apenas para a Língua Portuguesa. Um aluno que lê acaba tendo um bom desenvolvimento em matemática, por exemplo”, pondera.
A conversa será veiculada pelo canal da 11ª CRE no Youtube, onde se encontram gravados também os outros encontros.