Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Trilha Online traz importância de modelo democrático na gestão de pessoas

A palestrante desta terça-feira (7) foi a mestre em Educação Marli Dias Ribeiro

Publicação:

Marli Dias Ribeiro durante a live
Marli é palestrante, professora e Mestre em Comunicação - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae-RS, apresentou, na tarde desta terça-feira (7/7), o primeiro encontro da Trilha Online Gestão na Educação desta semana, com o tema Gestão de Pessoas. O evento teve como palestrante a professora e mestre em Educação Marli Dias Ribeiro. Ela falou sobre a importância de estabelecer um modelo democrático na gestão das escolas e apresentou exemplos sobre como implementá-lo. Confira o vídeo aqui.

Marli entende como fundamental que, ao se pensar em gestão de pessoas, se tenha claro que é preciso estar o tempo todo aprendendo – caso contrário, não será possível entender o outro. “A escola tem essa característica de ser uma comunidade de pessoas que compartilham conhecimentos e aprendem o tempo inteiro umas com as outras”, observa.

A palestrante aponta que o Brasil se manteve durante muito tempo com um modelo em voga de gestão escolar que copiava a gestão de empresas, focando no trabalho técnico e racional, no foco nos resultados e na estrutura hierarquizada. Atualmente, Marli afirma que o país está em um momento de transição para uma gestão escolar democrática, a qual as pessoas são chamadas para cooperar com os processos e tomar decisões dentro de colegiados.

“Dar mais autonomia para que as pessoas exponham suas opiniões faz com que elas se sintam valorizadas, porque ajudaram a construir”, destaca a professora. A palestrante, que já atuou em diferentes instituições como diretora, cita que, para gerir um ambiente público escolar democraticamente, é preciso se guiar por alguns princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. É preciso, ainda, conhecer a história daquela comunidade e daquela escola, a fim de entender seus problemas e pontos fortes.

Trilha Online Gestão na Educação

Iniciativa da Seduc com realização do Sebrae, a Trilha, que segue até o dia 24 de julho, é destinada às equipes diretivas das escolas da Rede Estadual, coordenadores regionais de Educação e para os diretores e coordenadores dos departamentos da Seduc. A ação visa promover encontros on-line com especialistas e profissionais em gestão para qualificação da administração escolar.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação