Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Trilha Online fala sobre o papel do líder na gestão escolar

A palestrante desta sexta-feira (10) foi a mestre em Educação Marli Dias Ribeiro

Publicação:

Para Marli, entender de seres humanos é fundamental para liderar pessoas
11125821-whatsapp-image-2020-07-10-at-19-00-34.jpeg - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae-RS, apresentou, na tarde desta sexta-feira (10/7), o segundo encontro da Trilha Online Gestão na Educação sobre Gestão de Pessoas. O evento teve como palestrante a professora e mestre em Educação Marli Dias Ribeiro. Ela falou sobre o que é ser líder em um ambiente escolar e a relação entre a liderança e o desempenho dos alunos. Confira o vídeo aqui.

Para Marli, entender de seres humanos é fundamental para liderar pessoas, assim como aceitar que emoções e sentimentos sempre estarão atrelados aos processos de tomada de decisão. “Às vezes, como gestor, você vai ter que tomar decisões difíceis, mas que precisam ser tomadas, e as emoções sempre vão mover as pessoas e ser o fator principal que desencadeará as decisões”, destaca.

Outro ponto que a palestrante ressaltou como importante ao se desempenhar o papel de líder é a dedicação. “Ser dedicado é cuidar com muito zelo de cada aspecto da escola, desde molhar a plantinha que você tem na sua sala, até ver se a pessoa que cuida da limpeza está bem e tem condições de trabalhar”, afirma Marli.

A educadora diz que bons líderes inspiram, e que não é possível inspirar pessoas simplesmente chamando-as para trabalhar: é preciso que elas acreditem na causa. “Só de se pensar em líderes que marcaram a sua história, você já começa a liberar endorfina e sentimentos bons, porque um bom líder inspira coisas boas”, defende. Para Marli, bons líderes se destacam por tomarem decisões em meio ao caos e escolherem, mesmo em situações de violência, ficar com o amor.

Trilha Online Gestão na Educação

Iniciativa da Seduc com realização do Sebrae, a Trilha, que segue até o dia 24 de julho, é destinada às equipes diretivas das escolas da Rede Estadual, coordenadores regionais de Educação e para os diretores e coordenadores dos departamentos da Seduc. A ação visa promover encontros on-line com especialistas e profissionais em gestão para qualificação da administração escolar.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação