Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc realiza encontro sobre estratégias para qualificação da Educação Especial

Centro de Gestão e Inovação (Cegin), da Mantenedora, trabalha para aperfeiçoar processo educacional do RS

Publicação:

Encontro dessa quinta-feira (4) reuniu representantes da Assessoria de Educação Especial da Seduc
Encontro dessa quinta-feira (4) reuniu representantes da Assessoria de Educação Especial da Seduc - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

O Centro de Gestão e Inovação (Cegin), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), promoveu na tarde de quinta-feira, 4 de julho, reunião com a Assessoria de Educação Especial do Departamento Pedagógico. O encontro buscou pensar e organizar estratégias de qualificação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação.

Conforme a secretária-adjunta estadual da Educação, Ivana Flores, é fundamental que as instituições de ensino desenvolvam materiais didáticos que auxiliem na eliminação de barreiras na aprendizagem. “Nosso objetivo é promover a integração dos alunos e aperfeiçoar o processo educacional do Rio Grande do Sul”, destaca.

A coordenadora do Cegin, Karina Menegazzo, explica que estão sendo realizados encontros, desde o dia 27 de junho, com os principais setores do Departamento Pedagógico da Seduc. “Este é o momento em que as equipes têm a oportunidade de escutar e dialogar sobre os projetos educacionais que executam. Desta forma, poderão implementar, por meio de ferramentas, o direcionamento e o monitoramento de metas prioritárias”, salienta.

A assessora da Educação Especial, do Departamento Pedagógico da Seduc, Maristela Deos, destaca a importância do processo de formação dos assessores e professores para a devida formação dos alunos com deficiência, Autismo e Altas Habilidades/Superdotação. “Buscamos sempre qualificar o atendimento da educação especial para que se promova acesso, permanência e avanço desses estudantes”, explica.

Encontros realizados

O Centro de Gestão e Inovação (Cegin) já promoveu encontros com os outros setores do Departamento Pedagógico, como Escola em Tempo Integral, Curso Normal, Saúde na Escola (PSE), Escola Aberta, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS).

Secretaria da Educação