Seduc promove formação do Ensino Médio Gaúcho para os Coordenadores Regionais de Educação entre os dias 22 e 23 de junho

Formação EMG
Crédito: Seduc

Entre os dias 22 e 23 de junho, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizou formações para os Coordenadores Regionais de Educação sobre o Ensino Médio Gaúcho. O evento, realizado na Faculdade Estácio de Sá, em Porto Alegre teve início com a formação pedagógica do curso técnico em agricultura e agropecuária.

O pró-reitor de Gestão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rafael Lázari, foi um dos palestrantes e, em sua fala, tratou sobre a educação profissional e a inserção dos alunos no mundo acadêmico. Dando continuidade à programação, o gerente regional Emater-RS/Ascar em Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, abordou a importância das práticas pedagógicas para a formação na educação profissional. Também foram realizadas atividades em grupos formados por interlocutores e diretores das coordenadorias regionais de educação do RS. Nesses exercícios, foram abordados os componentes presentes na atual matriz curricular.

No segundo dia de eventos, na quinta-feira (23), a programação foi voltada aos coordenadores pedagógicos e assessores das CREs, abordando os temas: fluxo de escolha das Trilhas Formativas e a construção coletiva dos Seminários Regionais do Ensino Médio Gaúcho. Foi apresentada, também, a arquitetura da matriz curricular, abordando sua estrutura, distribuição de carga horária e as trilhas de aprofundamento. Ao final do evento, foi apresentado um cronograma com as ações que serão realizadas com as coordenadorias nos próximos meses.