Seduc promove 2º encontro do Ciclo de Formação para implementação do Ensino Médio Gaúcho

Evento foi realizado no Palácio do Ministério Público e contou com representantes das 30 CREs

49539478 ff67 43f9 bd3c 018e66a8c9e1
Crédito: - Foto: Gustavo Peres
Por Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), promoveu, nesta sexta-feira, 27 de maio, o 2º encontro do Ciclo de Formação para implementação do Ensino Médio Gaúcho na Rede Estadual. Com foco nos eixos estruturantes dos itinerários formativos, o evento, realizado no Auditório do Palácio do Ministério Público, na Capital, reuniu cerca de 100 pessoas entre assessores do Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e interlocutores do Ensino Profissional e Técnico das respectivas regiões.

O encontro debateu, entre outros assuntos, o processo de implantação do Novo Ensino Médio no Brasil, as etapas de consolidação dos itinerários formativos no novo currículo do Ensino Médio Gaúcho, além de propor uma reflexão sobre as estratégias de desenvolvimento integral do aluno e o protagonismo juvenil.

A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, enaltece a importância do ciclo de formação:
“A ideia destes encontros é expor o que está sendo feito para a construção e implementação do Ensino Médio Gaúcho e promover o compartilhamento das práticas que estão sendo desenvolvidas em cada região. Nós também estamos atentos e ouvindo cada um de nossos assessores do Ensino Médio neste importante processo de mudança da Educação”, destaca.

Ainda, de acordo com ela, o antigo Ensino Médio tinha altos índices de reprovação e desempenho muito baixo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que demonstrava a necessidade de uma reforma que estimulasse o interesse dos estudantes.

“O aluno não via sentido na escola porque havia uma desconexão entre teoria e prática. Este desinteresse e a queda na aprendizagem levou a uma reflexão profunda sobre esta etapa de ensino. O Ensino Médio Gaúcho é uma política pública fundamental para mudar este cenário”, reitera.