Seduc presente no 1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação

Evento foi realizado entre os dias 4 e 9 de novembro, na UCS

Crédito: Cláudia Velho

No sábado, 9 de novembro, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu o painel Modelos Inovadores em Educação, atividade parte do 1º Ciclo de Integração Brasil-Finlândia na Educação. Na ocasião, foram debatidas as principais tendências da área educacional em solo brasileiro, além da apresentação do modelo de ensino Innopeda, focado na pedagogia da inovação, praticado no país europeu.

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, esteve entre os participantes e trouxe aos presentes um panorama sobre a educação no Rio Grande do Sul. Ainda, salientou a necessidade da atualização dos métodos de ensino diante da mudança de perfil por parte dos alunos.

“As crianças e os adolescentes hoje são provocadores, criativos. Precisamos de ações que acompanhem essas transformações e resultem em impactos positivos no processo de aprendizagem”, destaca.

Durante o encontro, Silvio Zomer, coordenador do Centro de Gestão e Inovação da Secretaria Estadual da Educação, trouxe detalhes sobre o Programa Jovem RS Conectado no Futuro, iniciativa com foco no incentivo ao empreendedorismo, criatividade e inovação no ambiente escolar, que já avança em parte das instituições de ensino da rede estadual gaúcha.

A pesquisadora Rochele Andreazza Maciel, com a palestra Infância e Inovação: Itinerários da Curiosidade, discutiu possibilidades de como trabalhar a inovação e criatividade durante a infância.

Experiência Finlandesa

Modelo que promete busca redefinir o processo de aprendizagem tradicional, o Innopeda foi tema central da apresentação Pedagogia da Inovação – Preparando as instituições de Ensino para os Desafios Futuros. Liisa Kairisto-Mertanen, representante da universidade finlandesa de Turku e autora do livro Pedagogia da Inovação, trouxe o cenário atual da educação na Finlândia diante das mudanças aplicadas pelo método inovador.

“Nossa proposta é uma abordagem não apenas sobre a forma de ensinar, mas sobre formar indivíduos independentes para a sociedade. Visamos valorizar todo o processo de aprendizagem, as competências e também o empreendedorismo. Tudo muda muito rapidamente no mundo atual, a educação não pode ficar estagnada”, aponta.

Innopeda

O Innopeda é uma abordagem de aprendizagem que define como o conhecimento é assimilado, produzido e utilizado, visando a criação de inovações. Sua utilização, além de fomentar novas formas de ensinar e de aprender, promove o desenvolvimento de competências individuais, interpessoais e de trabalho em rede.