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Seduc lança primeiro programa gaúcho de alfabetização

RS Alfabetizado já ocorre em 60 escolas-piloto e atende 6 mil crianças da região metropolitana de Porto Alegre

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Lançamento oficial do programa RS Alfabetizado ocorreu na manhã desta terça-feira (9) durante formação com professores
Lançamento oficial do programa RS Alfabetizado ocorreu na manhã desta terça-feira (9) durante formação com professores - Foto: Lucas Nogare
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) lançou, oficialmente, na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o programa RS Alfabetizado. A iniciativa, que visa intensificar as ações de melhoria da aprendizagem dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, é o primeiro projeto gaúcho a ser desenvolvido para as séries iniciais.

O foco é promover avaliações diagnósticas com os alunos, identificar as dificuldades e realizar formações continuadas com os professores. O projeto já funciona de forma piloto com 60 instituições de ensino e atende mais de 6 mil crianças da região metropolitana de Porto Alegre.  

A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Neli Moreira, destaca que o programa é uma prioridade para o Governo do Estado e diz que a alfabetização é um momento fundamental na formação do estudante. “Não adianta querermos mudar o IDEB do Ensino Médio se não lembrarmos que tudo começa na alfabetização. A educação começa na base e a nossa prioridade é qualificar o rendimento do Ensino Fundamental”, explica.

A assessora pedagógica do Ensino Fundamental da Seduc, Ludimila Andrade, conta que o projeto prevê a realização de diagnósticos com os alunos e formações continuadas focadas nas principais dificuldades apresentadas em aula. “O ponto central do RS Alfabetizado é o monitoramento das aprendizagens durante o processo de alfabetização nos anos iniciais.  Isso permite que as etapas deste trabalho sejam constantemente reavaliadas e readaptadas para qualificar o ensino”, afirma.

Avaliação diagnóstica dos estudantes

A previsão, ainda em 2019, é realizar duas avaliações diagnósticas com as séries iniciais. A primeira deve ocorrer no final de agosto e a segunda no final do mês de novembro. Em 2020, a meta é promover três avaliações durante o ano. O objetivo é verificar o desempenho e os índices de aprendizagem por aluno, escola e coordenadoria.  Desta forma, será possível planejar ações específicas para cada situação.

Formação de professores

Ocorreu, durante o lançamento, a primeira formação pedagógica com os 302 professores que integram as 60 escolas-piloto do projeto. As palestras desenvolvidas durante o encontro contaram com a parceria do Programa de Extensão Aletra (UFRGS, em parceria com PUCRS, Unisinos), voltado para estudos sobre alfabetização e para formação de professores. As palestras apresentadas  foram: Alfabetização e consciência linguística, Sistema alfabético e consciência fonológica, Consciência linguística e compreensão de texto.

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