Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira participa de seminário internacional que debate a motivação dos estudantes na pandemia

Encontro promovido pelo Instituto Ayrton Senna contou com a presença especialistas da Educação

Publicação:

credito
Crédito: - Foto: Instituto Ayrton Senna
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou, na tarde desta terça-feira, 15 de junho, do Seminário Internacional “Motivação: evidências para promover a aprendizagem”. Promovido pelo Instituto Ayrton Senna, o encontro contou com a presença de cientistas, professores, gestores e personalidades inspiradoras da área da Educação.

Mediada pelo educador e vice-presidente do Conselho Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, a mesa de apresentação da secretária Raquel teve como tema “Como fortalecer a motivação por meio de políticas educacionais”. Ela esteve ao lado de Sarah Bouchie, diretora de impacto da Lego Foundation; e de Rossieli Soares da Silva, secretário da Educação do Estado de São Paulo.

“O desenvolvimento das competências socioemocionais está previsto na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a motivação é uma delas. Este é um cenário de profundas mudanças, onde o professor deixa de ser um fornecedor de aulas e passa a ser o garantidor da aprendizagem. Por isso, é preciso estimular de forma consciente e planejada o conhecimento do aluno”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, de acordo com ela, os gestores representantes da área da Educação precisam aplicar na prática as transformações tecnológicas e educacionais que foram aceleradas na pandemia. “Nós, gestores, temos o desafio de fazer com que estas mudanças se tornem políticas públicas e ações pedagógicas efetivas que visem o desenvolvimento de um projeto de vida. É necessário engajar os alunos naquilo que eles realmente desejam”, reitera.

 Conforme o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossiele Soares, a implantação do Novo Ensino Médio e da nova BNCC contribuíram para a ampliação do desenvolvimento das competências socioemocionais.

“Nós estamos no meio de um processo de mudanças. Temos que olhar para cada uma dessas crianças e desenvolver aquilo que mais motiva elas. As disciplinas precisam fazer sentido para o projeto de vida deste estudante. Isso é olhar com carinho para o futuro delas”, explica.

Segundo a Sarah Bouchie, diretora de impacto da Lego Foundation, é preciso criar diferentes estratégias para incentivar os alunos a se engajarem em atividades criativas, envolventes e interativas.

“O mundo não é feito somente de respostas, temos que criar alternativas e métodos que atraiam a atenção e motivem as crianças a seguir em frente. A ciência cerebral nos ajuda a entender e demonstra a importância da brincadeira para o desenvolvimento adequado”, analisa a especialista.

00:00:00/00:00:00

Seminário Internacional - Motivação: evidências para promover a aprendizagem

Seminário Internacional - Motivação: evidências para promover a aprendizagem Crédito: Instituto Ayrton Senna

Seminário “Motivação: evidências para promover a aprendizagem”

Promovido pelo Instituto Ayrton Senna, o encontro, que ocorreu das 9h às 18h, debateu os motivos que fazem com que os jovens enxerguem sentido na educação, o que os inspira a seguir em frente na aprendizagem e os desafios que devem ser trabalhados diante da pandemia de Covid-19.

O evento ainda teve a participação de personalidades inspiradoras como Gisele Bündchen, Príncipe Albert II, Viviane Senna, William Kamkwamba, Roberto Lent, Maria Helena Guimarães, Claudia Costin, Eduardo Kobra, Leila Soares de Souza Perussolo, Tatiana Filgueiras, entre outros.

Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é uma ONG brasileira criada pela família Senna em 1994 tendo como presidente Viviane Senna, empresária e irmã do tricampeão de Fórmula 1. O Instituto concretiza o sonho de Ayrton Senna de ajudar o Brasil a diminuir as desigualdades sociais, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da educação.

Anualmente, a organização capacita 60 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.

 

 

 

Secretaria da Educação