Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária da Educação, Raquel Teixeira, participa de live de encerramento do Festival de Invenção e Criatividade (FIC)

Publicação:

2c0a29bc 262c 4a6b b522 11dddeb25cf0
Crédito: - Foto: Seduc
Por Bruna de Bem

As escolas criativas da rede estadual estiveram reunidas durante quatro dias de atividades do Festival de Invenção e Criatividade (FIC), promovido pelo Programa Escolas Criativas, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). A secretária da Educação, Raquel Teixeira, participou do encerramento do evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 21, de maneira remota.

Durante o festival, estudantes e professores compartilharam experiências envolvendo atividades de aprendizagem criativa relacionadas aos seguintes temas: Sustentabilidade, Inclusão, Equidade, Recursos Hídricos e Energéticos e Mobilidade, entre outros.

Durante sua participação na live de encerramento do festival, a secretária Raquel Teixeira destacou a importância do papel da escola pública. “Nossas escolas são as responsáveis pelas transformações das pessoas e da sociedade. Quando falamos sobre uma educação transformadora, aplicamos isso à escola pública, pois é nela que a gente vivencia a mudança e as oportunidades que surgem nas vidas das pessoas. Fico muito feliz pelo Rio Grande do Sul estar inserido nesse programa que ensina a despertar a motivação e o prazer da aprendizagem”, destacou.

Escolas Criativas

O Escolas Criativas é apoiado pela Fundação LEGO através da iniciativa Tech and Play, que conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo. A iniciativa busca soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica.

Ao todo, dez escolas da rede estadual foram selecionadas para participar do programa Escolas Criativas: EEEM Vila Prado (27ª CRE), Nossa Senhora da Paz (15ª CRE), Érico Veríssimo (8ª CRE), 1º de maio (4ª CRE), Padre Antônio Sepp (14ª CRE), Walt Disney (28ª CRE), Dr. Franklin Olive Leite (5ª CRE), Frederico Hannemann, Escola Dr. Silvio Ribeiro (19ª CRE) e Frei Miguelinho (11ª CRE).

Visando a promoção de práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens, essas instituições participam de festivais, oficinas, encontros regionais e discussões online, sobre a criação e a vivência da aprendizagem criativa.

Secretaria da Educação