Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC) começa etapa de formação dos educadores da Rede Estadual

Abertura da formação será ministrada pelo professor Frederico Loureiro,nesta terça (27),a partir das 10h30, no canal TV Seduc RS

Publicação:

seminariopeac1 feed
Crédito: - Foto: Sofia Alonso/SEMA
Por Diego da Costa

Após o lançamento do Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC), realizado no mês de junho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) prepara-se para começar, na próxima terça-feira, 27 de julho, o ciclo de formação continuada em Educação Ambiental. O curso é destinado para professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das 2,3 mil escolas da Rede Estadual, além do público em geral.

O primeiro Seminário será ministrado pelo educador Carlos Frederico Loureiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o tema, “A Política Estadual de Educação Ambiental”, a ação visa debater a educação ambiental nos ensinos formal e não formal, trabalhando nos eixos educação socioambiental, biodiversidade, recursos hídricos e saneamento. A transmissão ocorre pelo canal do Youtube TV Seduc RS a partir das 10h30.

Conforme a assessora de Educação Ambiental e responsável pelo PEAC na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Patrícia Mairesse, o ciclo de formação segue ocorrendo durante todo o ano de 2021. A ideia, segundo ela, é capacitar os professores para implementar a educação ambiental formal como uma prática contínua e permanente e colaborar com a reflexão sobre o que é produzido e consumido, buscando inserir novos referenciais teóricos e pedagógicos.

“Temos como objetivo formar agentes socioambientais que contribuam para a mudança de valores e de comportamento da população quanto ao meio ambiente. Teremos ao longo do ano a participação de diversos especialistas que contribuirão muito para o debate”, explica.

PEAC

A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi instituída pelo Decreto n°55.885 de 17 de maio de 2021. O PEAC é coordenado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais, e três federações.

Como públicos-alvo do programa estão professores, estudantes e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual. Também fazem parte membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e dos Conselhos, além de moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs).

As atividades estão previstas para ocorrerem mensalmente, seguindo um cronograma estabelecido pela equipe que gerencia o programa. A programação prevê ações até 2022, porém a ideia é que, mesmo após esse prazo, sigam sendo executadas iniciativas relacionadas, buscando cumprir a meta de tornar a educação ambiental contínua e permanente no RS.

Secretaria da Educação