Primeira fase do Projeto Ouvidoria Vai À Escola visita CREs próximas da região metropolitana de Porto Alegre

053b3142 00eb 4e80 9a64 f96980752761
Crédito: - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

A equipe da Ouvidoria de Educação, em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado e interlocutores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), lançou, no decorrer do mês de maio, a iniciativa “Ouvidoria Vai À Escola”. O projeto, que começa pelas escolas de Porto Alegre (1ª CRE), visa divulgar o serviço de ouvidoria e promover a participação da comunidade escolar na gestão da educação pública gaúcha.

Nesta primeira fase, serão visitadas escolas de Ensino Médio dos municípios sede das Coordenadorias Regionais mais próximas da região metropolitana (1ª ; 27ª; 12ª; 28ª; 2ª; 6ª; 3ª e 4ª CRE). Na última terça-feira, 24 de maio, o Ouvidor-Geral Lucas Fuhr esteve presente na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, de abrangência da 6ª CRE, para realizar uma palestra sobre o tema.

Um dos objetivos das visitas é o de promover a educação cidadã, difundindo o conhecimento a respeito do funcionamento do Estado, da divisão e atribuições dos poderes e da lógica de participação comunitária na tomada de decisões públicas.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, elogia a iniciativa e destaca a importância da participação da comunidade escolar:

“Este é um projeto maravilhoso e significativo, pois traz muito aprendizado aos nossos alunos e, até mesmo, aos professores, além de promover a participação da comunidade na gestão da educação pública gaúcha. Com essa aproximação, quebra-se aquele tabu que o canal de ouvidoria serve, unicamente, para reclamação”, explica.

Para os gestores da Secretaria Estadual da Educação, serão oferecidas informações gerenciais, por meio de relatórios, que favoreçam intervenções sistêmicas no funcionamento das escolas. Será realizada, também, ações para aproximar a articulação da Ouvidoria com a comunidade escolar e suas representações como conselho escolar e grêmio estudantil.

Após analisar as manifestações recebidas e encaminhá-las aos setores de competência, serão solicitadas as informações e providências necessárias. A Ouvidoria irá realizar o acompanhamento dessas medidas tomadas pela gestão para a melhoria ou solução dos problemas apontados pelas escolas. A escolha de outras Coordenadorias para visitas será feita durante o desenvolvimento da segunda fase do projeto.