Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Plataformas Digitais de Leitura

Com o objetivo de oferecer ferramentas pedagógicas inovadoras para crianças e jovens em tempos de pandemia, a Secretaria Estadual da Educação disponibiliza novamente, para o ano letivo de 2021, as plataformas de leitura Elefante Letrado e Árvore. Os professores e estudantes da Rede Estadual possuem à disposição, gratuitamente, um numeroso acervo de obras que pode ser acessado pelo computador ou smartphone.

Acesso

Para acessar, o aluno deve fazer o login pelo site oficial da respectiva plataforma com o e-mail e senha utilizados para acessar o Google Sala de Aula. Após este processo, todos os recursos das ferramentas de leitura estarão disponíveis.

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado foca os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico de cerca de 250 mil alunos da Rede Estadual de Ensino.

Com um acervo literário selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência, o Elefante Letrado reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

As atividades pedagógicas constantes na plataforma estão alinhadas à BNCC. Além disso, há também a possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos, e da realização de suas próprias produções escritas sobre as obras lidas.

A plataforma também apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes e turmas em relação à leitura, sendo um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento dos alunos.

São 560 livros em português, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais.

Acesse aqui

00:00:00/00:00:00

Plataforma Digital Elefante Letrado

Plataforma Digital Elefante Letrado Crédito: TV Seduc RS

Árvore

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a plataforma Árvore conta com um acervo literário com mais de 30 mil obras, recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula. Serão beneficiados 550 mil estudantes.

 A plataforma conta ainda com recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo ao desenvolvimento da leitura em sala de aula. 

A Árvore Livros oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor nas intervenções com os alunos, como os relatórios de leitura, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leitura alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho.

Os alunos têm acesso a um ambiente lúdico e inovador, que estimula a leitura de forma gamificada a partir das funcionalidades da plataforma. Além disso, na Árvore Livros os alunos também têm a segurança de acessarem somente os livros indicados para sua faixa etária.

 

Acesse aqui

00:00:00/00:00:00

Plataforma Digital Árvore

Plataforma Digital Árvore Crédito: TV Seduc RS

Governo do Estado disponibiliza ato de registro de preço para municípios do RS

Para que as redes municipais de educação do Rio Grande do Sul também possam se beneficiar com a iniciativa das ferramentas de leitura, o Governo do Estado disponibilizou a possibilidade de adesão à ata de registro de preço das plataformas educacionais Elefante Letrado e Árvore.

A ação tem o intuito de qualificar o processo pedagógico e incrementar o uso de novas ferramentas digitais no aprendizado dos estudantes das redes municipais interessadas, além de reforçar o Regime de Colaboração entre Estado e municípios.

Secretaria da Educação