Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Plataformas de Leitura

Com o objetivo de oferecer ferramentas pedagógicas inovadoras para crianças e jovens em tempos de pandemia, a Secretaria Estadual da Educação disponibiliza as plataformas de leitura Elefante Letrado e Árvore. Os professores e estudantes da Rede Estadual possuem à disposição, gratuitamente, um numeroso acervo de obras que pode ser acessado pelo computador ou smartphone.

Acesso

Para acessar, o aluno deve fazer o login pelo site oficial da respectiva plataforma com o e-mail e senha utilizados para acessar o Google Sala de Aula. Após este processo, todos os recursos das ferramentas de leitura estarão disponíveis.

Elefante Letrado

A plataforma Elefante Letrado foca os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo livros, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico de cerca de 250 mil alunos da Rede Estadual de Ensino.

Com um acervo literário selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência, o Elefante Letrado reconhece e respeita os diferentes tempos e estilos de aprendizagem dos estudantes, desafiando-os a ampliar permanentemente suas habilidades de leitura e sua bagagem cultural.

As atividades pedagógicas constantes na plataforma estão alinhadas à BNCC. Além disso, há também a possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos, e da realização de suas próprias produções escritas sobre as obras lidas.

A plataforma também apresenta aos professores e gestores relatórios sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes e turmas em relação à leitura, sendo um significativo instrumento complementar de avaliação e acompanhamento dos alunos.

São 560 livros em português, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais.

Acesse aqui

Árvore

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a plataforma Árvore conta com um acervo literário com mais de 30 mil obras, recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo e desenvolvimento da leitura em sala de aula. Serão beneficiados 550 mil estudantes.

 A plataforma conta ainda com recursos pedagógicos para professores e estudantes, além de estímulo ao desenvolvimento da leitura em sala de aula. 

A Árvore Livros oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor nas intervenções com os alunos, como os relatórios de leitura, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leitura alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho.

Os alunos têm acesso a um ambiente lúdico e inovador, que estimula a leitura de forma gamificada a partir das funcionalidades da plataforma. Além disso, na Árvore Livros os alunos também têm a segurança de acessar somente os livros indicados para sua faixa etária.

Acesse aqui

Secretaria da Educação