Organizado pela Seduc, Ideathon aproxima educadores e alunos

Foto: Luís André / Secom
Por Guilherme Hamm/Secom

Na oficina sobre inovação, Letícia Lais de Saibro, 16 anos, manuseia um protótipo de automação idêntico a um carrinho de controle remoto. Enquanto isso, Vitória Regina, 14 anos, experiencia um óculos 3D altamente tecnológico. Ambas são alunas do Colégio Estadual Marechal Rondon, em Canoas. Na manhã desta terça-feira (8/10), as estudantes não foram até o Ideathon, na Ulbra, para aprender sobre robótica, mas sim para ensinar.

"Nessa sala foram criados espaços com atividades que podem ser feitas dentro da escola, seja em laboratórios ou na sala de aula. O viés da oficina é que o alunos ensinem os professores como trabalhar com novas tecnologias", explica a coordenadora da oficina, Nadia Ibias. Ela acrescenta que "o aluno tem de ser protagonista e estar junto ao professor".

Para Vitória, do 9º Ano do Ensino Fundamental, interagir com os mestres facilita o aprendizado. "Quando o professor fica só escrevendo no quadro, não se aprende tanto. É mais fácil dizer que eu não gosto daquela matéria. Mas, quando se vê um carrinho desses, aí fica mais divertido", explica a estudante.

A ideia de que alunos são peças fundamentais na construção do conhecimento é um dos conceitos desenvolvidos no Ideathon, maratona de sensibilização e cocriação de novas estratégias da Secretaria da Educação do Estado. Esta é sexta edição do evento.

Durante todo o dia, diretores, coordenadores e supervisores escolares de 70 instituições de ensino da Região Metropolitana fizeram uma imersão em quatro temas fundamentais:

1) inovação
2) criatividade
3) empreendedorismo
4) cocriação

As oficinas têm o apoio técnico do Sebrae e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria da Cultura e Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

A mentora do Ideathon, Karina Menegazzo, explica que a ideia do projeto é oferecer treinamento, até 2023, nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado, contemplando as 2.500 escolas estaduais do RS. "Estamos pensando fora da caixa e olhando para o futuro do mercado de trabalho", afirma Karina.

00:00:00/00:00:00

Ideathon em Canoas