Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Live do Letramento Digital orienta sobre o uso da plataforma Google Sala de Aula

Encontro contou com representantes da empresa Get Edu, parceira oficial do Google For Education no Brasil

Publicação:

Encontro dessa quinta-feira (2) abordou aspectos práticos do uso da ferramenta Google Sala de Aula
Encontro dessa quinta-feira (2) abordou aspectos práticos do uso da ferramenta Google Sala de Aula - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Com o intuito de instrumentalizar os professores para o início das Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira, 2 de julho, mais um encontro do período de Letramento Digital. Com o tema “Por dentro do Google Sala de Aula - Ferramentas e Possibilidades”, a live trouxe orientações sobre o ambiente virtual de aprendizagem e utilização do G Suite,conjunto de ferramentas Google, no auxílio da prática online.

A capacitação, que visa fornecer aos professores o conhecimento para a preparação de aulas no formato não presencial, segue até o dia 26 de agosto. As transmissões ocorrem pela página da Seduc no Facebook e no canal do Youtube TV Seduc RS.

00:00:00/00:00:00

Por dentro do Google Sala de Aula - Ferramentas e Possibilidades

Por dentro do Google Sala de Aula - Ferramentas e Possibilidades Equipe GetEdu Diretora do Dpto. Pedagógico - Letícia Grigoletto Crédito: TV Seduc RS

O evento, que contou com a presença de Marcele Aline e Wellington Maciel, ambos integrantes da empresa Get Edu, parceira oficial do Google For Education no Brasil, tratou sobre as ferramentas Gmail, Google Sala de Aula, Google Meet, Google Formulários, Google Drive, Google Agenda, Google Docs, Google Apresentações e Google Sites.

“O G Suite traz um conjunto de aplicativos especializados que podem ser utilizados na educação a distância. Então, neste momento, se torna fundamental, pois você vai conseguir resolver todos os seus problemas de comunicação, interação e gestão de conhecimento utilizando essas ferramentas”, considerou Wellington Maciel.

Ainda, de acordo com ele, quando o professor passa a conhecer os benefícios do Google Sala de Aula, dificilmente deixa de usar. “ Esta plataforma resolve diversos problemas de logística de sala de aula. É uma ferramenta que dinamiza o processo de ensino e aprendizagem e, principalmente, minimiza o esforço do professor em atividades repetitivas”, reiterou.

Marcele Aline ressaltou a importância do uso do Google Sala de Aula no cotidiano da escola. “Neste momento de afastamento, devido à pandemia, nós utilizaremos esta plataforma para as Aulas Remotas como uma ferramenta de distribuição de conteúdos. Este é um recurso, bastante difundido, que já vem sendo utilizado para apoio das aulas presenciais. Então, todo o processo de gestão, feito fisicamente, agora vai acontecer virtualmente”, explicou.

A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, avaliou sobre o processo de implantação das Aulas Remotas:

“Com o tempo nós vamos nos apropriando destas novas nomenclaturas, das ferramentas, do uso da plataforma e do universo de possibilidades que nós teremos nesse novo ambiente de mediação da aprendizagem. Esta transição ao mundo digital, que nos foi imposta devido à pandemia, é fundamental para que continuemos trabalhando e provendo educação aos nossos alunos da Rede Estadual”, destacou. 

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

 

Secretaria da Educação