Live da 2ª CRE teve como tema a valorização da vida

Cipave+ promoveu o encontro virtual nesta quarta-feira (16)

Print screen do encontro promovido pela 2ª CRE
Atividade ocorreu por ocasião do Setembro Amarelo - Foto: Seduc

Por ocasião do Setembro Amarelo, mês dedicado à reflexão sobre o suicídio, a assessoria do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+), da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de São Leopoldo, promoveu uma live sobre a valorização da vida. O encontro virtual ocorreu nesta quarta-feira, 16 de setembro, e teve como tema “Práticas restaurativas e processos criativos na promoção da vida na escola”.

O psicólogo e instrutor de Justiça Restaurativa Paulo Moratelli abordou o aspecto da vergonha como um detonador de pensamentos suicidas. Para ele, a sensação de fracasso traz diferentes gradientes de vergonha e, se este sentimento se tornar insuportável, a pessoa pode cogitar o suicídio como uma forma radical de “resolver” a questão. Na linha do que estuda a pesquisadora Brené Brown, da Universidade de Houston, Moratelli acredita que é preciso abraçar a vulnerabilidade para lidar melhor com as pressões.

O painelista Freddy Cuzco, professor e pesquisador do Programa de Depressão na Infância e na Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, reforça a importância da disponibilidade para o outro, da escuta e da presença como uma poderosa forma de ajudar quem está passando por algum problema. “Olhar para o outro e mostrar que você realmente se importa pode salvar uma vida e isso não lhe tomará muito tempo”, destaca.

A instrutora e facilitadora de Círculos de Construção de Paz Maria Cristina dos Santos Martins falou das práticas circulares como uma alternativa para as escolas, por serem um espaço seguro de escuta e de não julgamento, especialmente no momento do retorno às aulas. “No círculo todos tem poder igual, todos têm direito a fala e todos escutam todos, o que é muito libertador”, pontua.

A campanha do Setembro Amarelo teve início, no Brasil, em 2015. O assunto ainda é envolto em tabus, por isso, o slogan: “Falar é a melhor solução”. Apoio emocional pode ser obtido no Centro de Valorização à Vida (CVV), que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 188.