Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Letramento Digital destaca uso de ferramentas tecnológicas na disciplina de Educação Física

Dicas de aplicativos e games para a prática de exercícios foi o tema do encontro desta quarta-feira (16)

Publicação:

Encontro desta quarta-feira (16) contou com a presença da professora de Educação Física Luienne Lucena
Encontro desta quarta-feira (16) contou com a presença da professora de Educação Física Luienne Lucena - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu o 22º encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas. A nova fase, que dá ênfase para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) educacionais, destacou, nesta quarta-feira, 16 de setembro, a utilização de recursos e ferramentas para a disciplina de Educação Física em tempos de pandemia.

A palestra, que foi ministrada por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, contou com a participação especial da professora de Educação Física do município de Guaíba, Luienne Lucena.  

O evento trouxe dicas de aplicativos, games, exercícios práticos e aulas virtuais com conteúdos pedagógicos, materiais ilustrativos e metodologias ativas para engajamento dos estudantes no modelo híbrido de ensino.

Durante o evento, foram abordadas plataformas como o WordWall Games Educação Física, Google Apresentações, Portal Educom Mais, Impulsiona, Museu do Futebol, Portal da Educação MEC, Pinterest, vídeos do YouTube e TikTok.

“ Nós, educadores, tivemos que nos reinventar diante da pandemia.  Eu busquei diversos aplicativos que chamassem atenção e despertassem o interesse dos alunos pequenos e dos maiores. O principal objetivo era manter o grau de interação, continuar o processo de aprendizagem e tornar a atividade atrativa para cada faixa etária e etapa de ensino”, explica a docente Luienne.

Conforme Márcio Machado, inúmeras plataformas e possibilidades tecnológicas de cadastro gratuito estão disponíveis para professores e alunos na internet. “É possível buscar a ferramenta mais adequada conforme a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o segmento de ensino a ser explorado.  Temos uma infinidade de brincadeiras, jogos, esportes, danças, práticas corporais e materiais didáticos que vão tornar as aulas criativas e inovadoras para os estudantes”, destaca o especialista.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 22 (TICs Educacionais - Educação Física)

Letramento Digital - Aula 22 (TICs Educacionais - Recursos para Educação Física) - Prof. Márcio Machado. Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula22 Link para formulário de Tira Dúvidas (até às 22h): http://gg.gg/tira-duvidas-aula2 Crédito: TV Seduc RS

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

 

Secretaria da Educação