Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Letramento Digital conclui etapa sobre primeiros passos no Google Sala de Aula

Na sexta-feira (7), será iniciado módulo sobre o uso de formulários, nuvem, apresentações e planilhas

Publicação:

Print da live sobre o Google Sala de Aula
Módulo mostrou como estruturar uma turma dentro da plataforma - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) concluiu, nesta quarta-feira (5), a terceira trilha de aprendizagens do Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. O módulo “Classroom pra que te quero” ensinou o passo a passo para acessar a plataforma Google Sala de Aula e usar o e-mail educacional.

Segundo Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação que ministrou os encontros, o módulo sobre o Google Sala de Aula mostrou como estruturar uma turma dentro da plataforma, inserindo materiais, atividades individuais, colaborativas, trabalhos avaliativos e explicando como corrigir essas atividades e dar retorno para os estudantes. “É muito importante dar a devolutiva para os alunos, porque, se não damos, eles acabam perdendo o interesse e parando de participar das aulas”, destaca.

Para apresentar as possibilidades do Sala de Aula, Machado usou como exemplo um trabalho hipotético sobre o consumo do chimarrão, no qual demonstrou como o professor pode fazer uma devolutiva para o estudante, marcar o trabalho como entregue e dar nota, entre outras funcionalidades.

Antes do módulo sobre o Google Sala de Aula, o Letramento Digital já ofereceu formação em duas trilhas: “Encontrando o caminho” e “Aquecimento e inspiração”. Na sexta-feira, 7 de agosto, será iniciada a trilha “Forms e colaboratividade no meu caminho”, na qual os docentes da Rede aprenderão maneiras de usar formulários para ensinar e interagir com os estudantes.

Até este momento, as ferramentas estavam limitadas ao Classroom (Sala de Aula) e à possibilidade de fazer perguntas simples aos alunos ou de múltipla escolha. Agora, serão apresentadas várias outras opções”, relata o professor. Entre as novas possibilidades, será ensinado a fazer pesquisas, avaliações, usar o Google Drive, que armazena arquivos na nuvem, o Google Apresentações e o Google Planilhas.

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

Secretaria da Educação