Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Jovens Pesquisadores Brasileiros já estão na Intel ISEF

Publicação:

Estudantes já estão na ISEF
Estudantes já estão na ISEF - Foto: Luis Eduardo Selbach - Fundação Liberato

Os estudantes brasileiros que representam o país na Intel International Science and Engineering Fair chegaram a Phoenix no último sábado, 11. Representando a Secretaria de Estado da Educação do RS, estão alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. Logo após o credenciamento, eles fizeram um cartaz com desenhos alusivos as diferentes regiões do Brasil e gravaram um vídeo.  No domingo, 12, os finalistas montaram seus projetos no Centro de Convenções de Phoenix. 

Ao todo, são 25 estudantes selecionados na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e na Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), num total de 18 projetos. Eles participaram, entre 08 e 10 de maio, de um treinamento intensivo na USP, em São Paulo (SP). Foi um momento dedicado às apresentações dos projetos e ao treinamento do vocabulário e dos pontos importantes que deverão ser destacados aos juízes. Tudo isso, na língua inglesa.

A A Intel ISEF ocorrerá até o dia 17 de maio e é considerada a maior feira de ciência e engenharia pré-universtária do mundo. Nesta edição do evento, a Intel ISEF recebe jovens pesquisadores de 80 países, selecionados através de 423 feiras afiliadas. A feira oferece prêmios estimados em US$ 5 milhões, entre bolsas de estudos e prêmios em dinheiro. Eles concorrem em 22 diferentes categorias.

Secretaria da Educação