Governo do Estado prevê instalação de 226 novas salas de aula digitais até dezembro
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), pretende instalar, ao longo deste semestre, 226 novos ambientes informatizados nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa faz parte do Projeto Sala de Aula Digital, que integra as ações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos. Serão investidos mais de R$ 5 milhões em obras de adaptação, mobiliário e computadores.
Entre o final de 2008 e o primeiro semestre deste ano, foram instaladas 534 salas para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em atividades pedagógicas nas instituições de ensino. Atualmente a rede estadual possui cerca de 1,9 mil ambientes informatizados. Em geral, as salas apresentam entre dez e 15 computadores, impressora e sistema de banda larga para o uso da Internet.
Parte dos computadores instalados nas escolas é proveniente do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), onde o governo do Estado participa a partir de convênio firmado com o Ministério da Educação (MEC). As obras de adaptação dos espaços físicos para instalações dos equipamentos, além do mobiliário e aparelhos climatizadores, são custeadas com recursos do Tesouro do Estado.
O Projeto Sala de Aula Digital tem como objetivo estimular a melhoria da aprendizagem nas escolas e proporcionar aos alunos ferramentas indispensáveis para inserção no mercado de trabalho. A iniciativa busca também reduzir a repetência, a evasão escolar e garantir níveis elevados de construção do conhecimento nos ensinos fundamental e médio.
Paralelo a instalação de equipamentos de informática, estão sendo desencadeados trabalhos de capacitação de professores, no intuito de facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento e desenvolvimento de conteúdos curriculares. Os cursos de formação são oferecidos gratuitamente por meio dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) distribuídos em diferentes regiões do Estado.