Gincana digital mobiliza alunos de escola em Marau, na 7ª CRE
Estudantes do Núcleo de Ciência e Tecnologia organizaram o evento
Publicação:

Os alunos do Núcleo de Ciência e Tecnologia (NCT) do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino (Iesta), de Marau, promoveram entre segunda-feira, 10 de agosto, e quarta, 12, uma gincana digital. A atividade contou com a participação de mais de 400 estudantes da escola, abrangida pela 7ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), de Passo Fundo.
O NCT é composto por 18 alunos e uma professora, Elis Regina Albano. A ideia partiu dos próprios estudantes, que são articuladores do eixo Tecnologia do Novo Ensino Médio, no qual o Iesta é piloto. O grupo propôs a gincana como forma de atingir e integrar os alunos, que, desde março, estão em casa.
Foram criadas salas de aula no Google Sala de Aula, onde as tarefas eram publicadas. Os participantes eram estimulados a usar aplicativos como o Discord e Canva. Cada turma criou uma equipe e apenas uma turma da escola não participou das atividades. Entre as tarefas, estava a doação de ração para uma entidade de proteção animal, a realização de show de talentos, a criação de Tik Toks, de memes e o preenchimento de quizes.
Os professores avaliaram todas as provas e deram uma pontuação para cada grupo participante. Na próxima sexta-feira, 21 de agosto, serão conhecidas as equipes vencedoras.
Segundo a professora Elis, um dos grandes ganhos da gincana foi ver a integração entre os alunos, especialmente os do 1º ano do Ensino Médio, que são turmas que costumam ter muitos estudantes novos, oriundos da Rede Municipal. “Muitos colegas nem se conheciam e, agora, se conhecem, sabem como são. A parte mais importante foi ter esse contato um com o outro”, analisa. A docente espera que a gincana tenha criado uma intimidade maior dos alunos com ferramentas como o Google Meet e o Sala de Aula.