Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Finais da MEP começam nesta quarta em Santa Cruz do Sul e Três Passos

Mostra traz o melhor das escolas profissionais do Estado

Publicação:

Ginásio em Santa Cruz está pronto para a cerimônia de abertura
Ginásio em Santa Cruz está pronto para a cerimônia de abertura - Foto: Seduc
Por Renato Gava

Santa Cruz do Sul e Três Passos, respectivamente a 120km e 470km da Capital, serão palco, a partir desta quarta-feira (23/8), das finais da Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional, a MEP, organizada pela Superintendência de Educação Profissional (Suepro), órgão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Em Santa Cruz, a competição é válida pelo Núcleo 4, que reúne competidores das 3ª (Estrela), 6ª (Santa Cruz do Sul), 8ª (Santa Mara), 24ª (Cachoeira do Sul) e 9ª (Cruz Alta) Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Nessa fase, serão avaliados 31 trabalhos, sempre dentro do tema Start Up. A reunião será no ginásio da EEEM Ernesto Alves de Oliveira (travessa Sergipe, 145, Centro de Santa Cruz do Sul).

Abertura oficial ocorre às 20h desta quarta. Na quinta e na sexta, o evento vai das 8h30min às 22h, com entrada franca. Ao todo, serão 12 apresentações culturais nos três dias – entre elas, a banda estadual Fortaleza, de Rio Pardo, e o grupo de danças típicas de Sinimbu. “Nos três dias, esperamos a visitação de cerca de 1,2 mil pessoas”, comentou o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

Segundo ele, os preparativos da MEP começaram no dia 18 e, desde o dia 21, organizadores estão acampando no ginásio para garantir que tudo ocorra conforme o planejado.

Fronteira

Em Três Passos, a 40km da fronteira com a Argentina, a Mostra será no Parque Egon Júlio Goelzer (Avenida Costa e Silva, 2411, no Centro) e contará com 40 trabalhos expostos. “Há muitas escolas no município e no entorno, imaginamos que mais de mil pessoas vão circular pelo evento nos três dias”, avaliou o coordenador da 21ª CRE, Clovis Machado.

O Núcleo 7 reúne ainda as coordenadorias de Santa Rosa (17ª) e Palmeira das Missões (20ª). Os trabalhos envolvem diretamente 120 alunos e professores de 18 escolas. Na abertura da MEP, eles poderão conferir uma apresentação que relata a história da MEP – haverá ainda outras apresentações artísticas e, no encerramento, as apresentações de dança do projeto em parceria da Seduc com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no qual participam estudantes da comunidade.

Mostra

Em sua 14 edição, a MEP tem como tema "Startup - Novos Horizontes para Nossa Escola, Município e Região". As equipes diretivas inscreveram projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Para avaliação, as 30 CREs foram divididas em 7 Núcleos – de três a cinco coordenadorias cada. Na próxima semana, com as finais dos Núcleos 3 e 6, os trabalhos da MEP 2017 estarão concluídos. Os ganhadores de cada Núcleo serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, de 23 a 27 de outubro, cujos critérios serão encaminhados às CREs até dia 10 de setembro.

Saiba mais

Núcleo 2 divulga os melhores trabalhos da MEP 2017

Rio Grande mostra as campeãs da 14ª MEP

Escolas de Guaíba e Osório fazem a festa na primeira final do ano da MEP

Secretaria da Educação