Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudos de recuperação

Com o objetivo de combater a evasão escolar e fortalecer a permanência do aluno em sala de aula, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) orienta para que as escolas estaduais realizem, entre os dias 8 e 17 de fevereiro, os “Estudos de Recuperação”. A iniciativa visa oferecer um plano de estudos para que os alunos possam, de forma individualizada, recuperar as aprendizagens necessárias para a continuidade da vida escolar e avanço de ano letivo. A ação, que envolve atividades como provas e trabalhos, será realizada com os alunos que apresentarem resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75%.

No Plano de Estudos de Recuperação devem ser indicados aos estudantes os materiais para estudo, podendo ser utilizados livros didáticos, plataformas de leitura, conteúdos da plataforma Google Sala de Aula, entre outros.

O supervisor e/ou a equipe diretiva ficará responsável pela organização das atividades presenciais, bem como garantir a execução do cronograma de estudos organizado pela escola.

Uma cópia do Plano de Estudos de Recuperação deverá ser disponibilizada à família do aluno, juntamente com o seu boletim de desempenho. A família também deve ser informada da necessidade do comparecimento do estudante nas atividades presenciais indicadas no cronograma, sendo esta a única forma de acesso à oportunidade adicional.

Sobre os Estudos de Recuperação

Os estudantes que ficarem em recuperação não desenvolveram as habilidades e competências estabelecidas no Planejamento Anual ano de 2022 e, por isso, terão direito a um período para “Estudos de Recuperação” e oportunidade de avaliação das aprendizagens.

Para isso, deverá ser apontado no Conselho de Classe do 4º bimestre de 2022 quais as habilidades, competências e conteúdos de cada componente curricular que deverão ser retomadas no período de “Estudos de Recuperação”. O estudante receberá, ao final do ano letivo, com seu boletim de desempenho, a lista com o que precisa estudar e desenvolver para a continuidade dos seus estudos e as datas do período de recuperação.

Secretaria da Educação