Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudantes da Escola Professor José Fernandes de Oliveira desenvolvem projeto sustentável em Vacaria

Publicação:

Estudantes dda EEEB Professor José Fernandes de Oliveira
Estudantes dda EEEB Professor José Fernandes de Oliveira

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Básico Professor José Fernandes de Oliveira estão desenvolvendo o projeto Escola Melhor, em Vacaria, município de abrangência da 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O projeto visa usar materiais recicláveis para aprimorar a infraestrutura da escola, como a criação de jardineiras, revitalização de parquinho, canchas, goleiras e bancos na área externa do pátio.

Estudante dda EEEB Professor José Fernandes de Oliveira
Estudante dda EEEB Professor José Fernandes de Oliveira

A ideia surgiu durante as aulas de Física, quando a professora Laurita Baldi Nery ministrava o conteúdo sobre Sustentabilidade, Meio Ambiente e Energia. Segundo ela, "a escola dispunha de latas de tintas, que foram utilizadas para lavagem de pneus, lixamento das balanças, desenhos nas paredes e pintura". A professora ressalta o envolvimento dos alunos, que realizaram as atividades fora do horário escolar.

Para a coordenadora da 23ª CRE, professora Cristiana da Silva Boeira Fabris, essas ações mostram o protagonismo estudantil, oportunizado pelo incentivo dos professores. “Esta é a escola que queremos, em que todos estejam engajados com projetos que vão além dos conteúdos ministrados em aula”, afirma. Para o próximo ano letivo, a escola planeja dar continuidade ao projeto. Será priorizada a criação de jardineiras com pneus reaproveitados.

Secretaria da Educação