Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudante da Fundação Liberato participará de fórum na Suíça

Publicação:

4589b35c ae19 4345 9d21 242811f7c252
Estudante da Fundação Liberato participará de fórum na Suíça - Foto: Fundação Liberato
Por Assessoria Fundação Liberato

O jovem pesquisador Dexter Pires Seider, 19 anos, aluno do Curso Técnico em Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, será o representante brasileiro no International Swiss Talent Forum 2023 (ISTF), que acontece entre os dias 7 e 11 de fevereiro, na cidade de Lausanne, na Suíça.

Dexter ganhou o Prêmio Pró-Sinos durante a última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), o que está viabilizando sua participação no evento.

Na ocasião, ele apresentou um projeto no intuito de encontrar uma alternativa mais acessível para o combate ao fungo Malassezia pachydermatis, uma espécie de fungo responsável por mais de 90% dos casos de micoses da pele e ouvido de animais, especialmente, cães e gatos. Quando em excesso, o fungo causa desconfortos, dor e mal-estar para os animais.

O objetivo do ISTF é olhar para o conceito de Economia Circular por meio de diferentes desafios para tentar desenvolver abordagens para lidar com a questão de uma economia linear não-sustentável. E é com esse objetivo que o estudante representará o Brasil no evento. Embora tenha havido progresso nas últimas décadas, a necessidade de uma mudança de paradigma de uma economia linear para uma economia circular está se tornando fator estratégico da próxima revolução industrial para impedir a perda de biocapacidade do planeta e as mudanças climáticas.

 

Secretaria da Educação