Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas de abrangência da 13ª CRE realizam obras de melhoria de infraestrutura

Reformas foram feitas em salas, refeitórios, laboratórios e quadras de esporte

Publicação:

Escola Bernardino
Escola Bernardino - Foto: Divulgação

Escolas de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), de Bagé, estão qualificando sua infraestrutura para melhor receber os estudantes. São reformas e diversas melhorias de infraestrutura a fim de tornar os ambientes escolares mais agradáveis e seguros para alunos e professores.

Um exemplo é a Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho (Bagé). Conforme a diretora, Sandra Machado, a instituição passou por obras em banheiros, salas de laboratório de ciências e biblioteca. Também foram feitos reparos na calçada, em frente à escola, e a implementação de uma rampa de acesso a cadeirantes. Além disso, todo o espaço foi pintado, revitalizando os pontos de convivência da escola. “Essas modificações são importantes para que os nossos alunos tenham mais conforto e se sintam bem acolhidos em um local organizado”, ressalta.

Esse exemplo tem se tornado uma prática comum entre as instituições da região. Desde outubro do ano passado, a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Antônio Kluwe (Bagé), passa por mudanças em sua estrutura física. Elas incluem alteração da fachada da escola e reforma dos muros e da área externa. Segundo a diretora, Berenice Pillon, a instituição não possuía refeitório em suas dependências, então, algumas salas, como as usadas para guardar os equipamentos de educação física e os instrumentos da banda, foram adaptadas para esta finalidade. O espaço foi totalmente reformado juntamente com a cozinha e a despensa. Outro fator que influenciou as reformas foram as mudanças no currículo escolar, via projeto do Governo Federal para o Novo Ensino Médio. Foram organizadas quatro salas temáticas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, e um laboratório de ciências. “As salas temáticas são destinadas ao estudo mais dinâmico, visando uma aprendizagem significativa e condizente com a realidade do aluno”, enfatiza.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Arnaldo Faria (Bagé), por sua vez, reformou o telhado e o muro do ginásio. Sob a gestão da diretora Marta Verani Gomes Marques, realizou a pintura e a troca de refletores da quadra. Além da troca de chuveiros e calhas, do encaixe de telhas, e da troca de fiação e disjuntores. A diretora salienta que com a mudança na fiação, o subsolo da escola poderá ser utilizado novamente para atividades no salão de eventos, na biblioteca e no laboratório de ciências. “Estamos cientes da importância de um prédio em boas condições para atender nossos alunos”, destaca.

A Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. Arthur Villamil de Castro, de Dom Pedrito, investiu em uma cozinha totalmente nova com a reforma de uma antiga sala dos professores que ficava ao lado do refeitório dos alunos. Conforme o diretor, Omar Jardim, a cozinha era muito pequena e longe do refeitório. Para ele, o espaço novo agrega mais praticidade à escola. “Tornou o ambiente mais higiênico, ventilado e amplo”, ressalta.

Escola Arthur Villamil
Escola Arthur Villamil - Foto: Divulgação

Já no Instituto Estadual Educacional Bernardino Ângelo, o refeitório aumentou de tamanho e recebeu iluminação externa. A diretora, Silvana Camponogara, explica que no refeitório foram colocadas mais duas portas para aumentar a segurança dos funcionários e alunos. “O refeitório tinha uma única porta que dava para o corredor do pavilhão. Então, nós sempre sentimos necessidade de ampliar com uma porta maior para o acesso dos alunos, pensando também na segurança”, frisa.

A coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa Rodrigues, enfatiza que as manutenções nas escolas podem ajudar a manter o ambiente preservado por mais tempo. “Nós assumimos a postura de ajudar e orientar os gestores a olharem para os seus recursos por meio da Autonomia Financeira, para que possam planejar e executar pequenas manutenções. Assim, a escola estará em condições satisfatórias sem precisar de grandes reformas”, explica.

Secretaria da Educação