Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Matias de Albuquerque participa da 2ª Feira de Direitos Humanos

Publicação:

Crédito: Lucas Nogare
Crédito: Lucas Nogare

A Escola Matias de Albuquerque foi a representante da rede pública estadual de Educação na 2ª Feira de Direitos Humanos, realizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), nesta segunda-feira, 18 de novembro. O encontro, ocorrido na Casa da Música da OSPA, reuniu 11 instituições de ensino e teve o objetivo de estimular a troca de experiências entre os estudantes sobre o tema.

Na ocasião, uma exposição trouxe trabalhos realizados pelos alunos com enfoque no combate ao racismo, violência contra idosos, liberdade de expressão, entre outros. Ainda, apresentações de poesias, danças e encenações teatrais antecederam uma roda de conversa que permitiu ao público dividir suas opiniões sobre o atual momento dos direitos humanos no Brasil.

Igualdade

Matriculados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, os estudantes da Escola Mathias de Albuquerque estiveram pelo segundo ano consecutivo no evento. Claudia Adriana de Souza Campos, diretora, ressalta a necessidade de um trabalho contínuo com os jovens sobre temas ligados à inclusão para que o assunto permaneça em destaque no ambiente escolar.

“Trabalhamos direitos dos animais, direitos humanos, direitos dos idosos, inclusão, entre outros. Ressaltamos muito ao longo do ano a cultura afro, a importância dela para o país e tudo o que ela traz. Temos que manter esse debate vivo”, afirma.

O coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE, procurador Jorge Terra, destaca a importância do engajamento dos estudantes em atividades que discutam temas sociais de grande impacto para a população.

“Quando vemos os trabalhos e ouvimos as apresentações dos alunos, temos a convicção de que nosso compromisso de atuar por uma sociedade melhor deve continuar”, analisa.

Secretaria da Educação