Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encontro destaca trabalho de escolas que diminuíram índices de violência no RS

Publicação:

Crédito: Rodrigo Peixoto
Crédito: Rodrigo Peixoto
Por Rodrigo Peixoto

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), promoveu na última quarta-feira, 15, encontro com os representantes do programa nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O evento, realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), teve como proposta destacar o trabalho de escolas que diminuíram os índices de violência e debater o planejamento das ações para o ano de 2019. Estiveram presentes na ocasião, ao lado de outras autoridades, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, a secretária-adjunta, Ivana Flores, e a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Regina Becker Fortunatti.

“Nossa intenção é de proporcionar aos estudantes um ambiente positivo de paz que beneficie o aprendizado. O programa Cipave e sua rede de afiliados tem um papel fundamental para que isso se concretize”, afirma Karam. Foram exibidos, durante o encontro, vídeos de quatro instituições de ensino que conseguiram, por meio de práticas pedagógicas exitosas, promover a cultura da paz e envolver os alunos com a comunidade escolar. São elas: Mathias de Albuquerque e Gomes Carneiro, de Porto Alegre; Imaculada Conceição, de Bento Gonçalves; e Erico Veríssimo, de Caxias do Sul.

O encontro também destacou o trabalho das entidades parceiras do programa, que puderam apresentar os formatos e enfoques das ações disponibilizadas para as escolas interessadas. Além disso, o Cipave amplia o grupo de parceiros neste ano, agregando instituições com atuação nas áreas de proteção aos animais, preservação do meio ambiente, trânsito e justiça restaurativa.

“Estamos muito satisfeitos por reforçar o programa que já rende tantos frutos positivos por todo o Estado. Agregamos essas temáticas de grande importância oficialmente ao Cipave e que anteriormente eram trabalhadas de maneira paralela em algumas regiões”, destaca Patricia Sanchotene, coordenadora do Cipave. 

Escolas credenciadas ao programa Cipave devem contatar diretamente as instituições parceiras de acordo com suas necessidades no ambiente escolar e comunidade. Já as escolas ainda não credenciadas podem realizar a adesão por meio do site https://cipave.rs.gov.br

Parceiros

Para promover as ações de combate à violência nas escolas, a Cipave conta com diversos parceiros que organizam palestras e atividades interativas para atrair o interesse de crianças e jovens para o debate. Estão entre as instituições órgãos de Estado ligados à Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos, além da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), do Ministério Público e Organizações Não Governamentais (ONGs).

 

Secretaria da Educação