Em São Borja, Tarso Genro anuncia obras para escola centenária
Publicação:

O centenário da Escola Estadual Getúlio Vargas e a inauguração de uma agência do Banrisul marcaram o início das atividades da Interiorização de Governo no município de São Borja, na Fronteira Oeste, nesta quinta-feira (21). Durante a manhã, o governador Tarso Genro cumpriu compromissos no município de Garruchos, Região das Missões.
A escola recebeu recentemente um investimento de R$ 170 mil, que foi aplicado na área externa de convívio da escola. Atualmente com mais de mil alunos, o contrato para a elaboração do projeto de obras no telhado e de recuperação da fiação elétrica já foi assinado no âmbito do Plano de Necessidade de Obras (PNO), da Secretaria da Educação, que deve iniciar-se no primeiro semestre de 2014. Essa é a primeira vez que um chefe de Estado visita a escola centenária.
"Aqui em São Borja estão as minhas origens, pois morei aqui do lado. Nós vamos cumprir todo o ritual burocrático e depois só dependemos da conclusão do projeto para licitar e iniciar as obras do PNO", disse Tarso, ao apresentar o representante da empresa vencedora da licitação para elaboração do projeto do PNO.
Para o governador a escola é exemplo de democracia e participação. "Esse não é um centenário que pertence só a São Borja, inclusive por que daqui saíram ex-presidentes. Essa é a razão republicana que trabalhamos, para que a grandeza da democracia esteja sempre na ascensão do pobre e não do rico".
O governador foi recebido pela diretora, Vera Zanella Vermute, que entregou o projeto para tombamento do prédio. "O ano de 2013 é especial, somos a primeira escola do município que comemora o centenário. Na área educacional, estamos entre as primeiras da rede pública, nos preocupamos com a qualidade do ensino e também com o conforto dos alunos e gestores, a partir da melhoria da nossa estrutura", disse a diretora.
"Tenho um carinho especial por esta escola que é um orgulho para o Estado. Este é um patrimônio do Rio Grande do Sul, construído com o esforço de todos. Esta escola irá receber recursos do PNO, benefícios que serão fundamentais para a continuidade desta história arquitetônica e educacional", complementou Tarso.
Acompanharam o governador, os secretários de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, do Turismo, Abgail Pereira, e da Casa Civil, Carlos Pestana, e a titular da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ângela da Costa.