Em busca de fortalecer parcerias, governo lança 34ª Mostratec

Crédito: Itamar Aguiar
Por Vanessa Kannenberg

Uma das maiores feiras de jovens cientistas da América Latina, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, chega à 34ª edição neste ano. O lançamento do evento, que integra instituições de ensino, estudantes e empresários, ocorreu nesta segunda-feira (8/7), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. A mostra, organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, ocorrerá de 22 a 24 de outubro.

“O futuro, não tenho dúvida, passa pela ciência e pela tecnologia. Por isso, um evento como esse é mais do que importante, é necessário especialmente no nosso Estado. Precisamos inspirar os jovens nessa direção para formá-los naquilo que gerará oportunidades para eles e, também, para transformar o futuro do Rio Grande do Sul”, afirmou o governador Eduardo Leite.

O lançamento ocorreu três meses antes de os pavilhões da Fenac se transformarem em um gigantesco laboratório para fortalecer as parcerias existentes e atrair novos colaboradores. Segundo o diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans, ainda há muito a ser feito para a Mostratec 2019. “A Liberato na organização e logística, os alunos e orientadores nas pesquisas, e os parceiros e os apoiadores na continuidade de suas participações de forma efetiva e presente e, se possível, nos ajudarem a buscar outras empresas e instituições que tenham interesse em ter seus nomes colados à Mostratec e queiram fazer parceria com esses estudantes, apostando na inovação”, pontuou Hans.

O secretário da Educação, Faisal Karam, destacou a trajetória de 52 anos da fundação, a maior escola pública do Estado em número de alunos, com 3,3 mil estudantes e média de 400 formandos por ano. “Ela é mantida com recurso públicos e resultados brilhantes. Queremos e temos um projeto de governo para transformar mais escolas em Liberatos”, afirmou. Para isso, afirmou o governador em seu discurso, é necessário fazer o ajuste fiscal e as reformas estruturantes, de forma que o Estado retome a capacidade de investimento e direcione os recursos para onde há necessidade, como é o caso da educação.

Também participaram da cerimônia o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e a ex-aluna da Fundação Liberato Juliana Hoch.

A 34ª Mostratec espera receber 40 mil pessoas, entre estudantes, professores, educadores e empresários, de mais de 20 países. Estarão expostos na feira mais de 750 projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por alunos do ensinos Fundamental, Médio e Profissional de Nível Técnico que englobam 14 áreas do conhecimento. Haverá, ainda, eventos integrados: Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

Interessados em estabelecer parcerias com a Mostratec, apoiando prêmios, fornecendo bolsas ou patrocínios, podem entrar em contato com a organização da feira pelo e-mail mostratec@liberato.com.br, pelo site www.mostratec.com.br ou pelo telefone (51) 3584-2000.

O quê: 34ª Mostratec
Quando: 22 a 24 de outubro
Onde: Pavilhões da Fenac (Av. Nações Unidas, 3825 – Novo Hamburgo)
Acesso: entrada franca