Educadores que fazem a diferença na vida dos estudantes

Conectados com o futuro, jovens professores buscam atrair interesse do aluno do século 21

Professora Ana Paula Silva e o os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Luíza Teixeira Lauffer - Foto: Diego da Costa

Nesta terça-feira, 15 de outubro, é comemorado, em todo país, o Dia do Professor.  Para destacar o trabalho destes grandes profissionais que dedicam a sua vida pelo desenvolvimento da educação, despertando continuamente o interesse de crianças e jovens, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) conta o trabalho dos educadores que fazem a diferença na vida dos estudantes.

Este é o caso das professoras, Ana Paula Silva e Taís Silva. Elas, que são irmãs, e foram alunas de Curso Normal da Escola Dom Diogo de Souza, desenvolveram, na Escola Luíza Teixeira Lauffer, em Porto Alegre, um método de ensino inovador para atrair o interesse do aluno do século 21.

Imagine uma sala de aula com estudantes que constroem, na prática, os conteúdos que aprenderam no quadro. Vá além, sonhe com uma escola onde os alunos montem os brinquedos com as próprias mãos, façam teatro, jogos e dancem com conceitos de Matemática, Português, Literatura, Ciências e das demais disciplinas. Tudo feito com materiais recicláveis para proteger o meio ambiente.

Ambas explicaram sobre a importância de associar atividades lúdicas com aspectos concretos do aprendizado:

“O grande desafio, hoje, é manter o interesse dos alunos nas aulas. O celular acaba sendo muito mais próximo deles que o próprio educador. Por isso, tivemos a ideia de trabalhar elementos como música, teatro, brincadeiras e jogos, associados ao aprendizado”, explica Ana Paula.

Taís conta que a metodologia de ensino trabalha aspectos emocionais das crianças e ensina, por meio de atividades práticas, a construção de projetos e o reforço dos conteúdos disciplinares. “Nós não podemos mais pensar a educação como uma concepção antiga. Somente com o quadro e o giz de cera. Temos que fazer mais para que os alunos não percam o interesse na escola. Os estudantes querem aprender e se divertir ao mesmo tempo. Este é o aluno do século 21”, afirma.

crédito:
Crédito: - Foto: Diego da Costa

Mudando de profissão para transformar vidas

Outro caso que serve de exemplo é do professor de Matemática e robótica educacional, Jones André Conceição. Ele, que foi um dos responsáveis pela criação do Espaço Maker da Escola Ibá Ilha Moreira, da Capital, conta que atuava desde os 17 anos como industriário e tinha um salário médio de R$ 7 mil.

Influenciado pela mãe, que era professora, aos poucos ele foi se preparando para também se tornar um educador. Com amplo conhecimento em eletrônica, se formou em Matemática no ano de 2014 e se inscreveu para um contrato temporário de 40h. “Eu realmente acredito na educação e não tem dinheiro que pague o brilho nos olhos das crianças quando elas aprendem algo que realmente vai fazer diferença na vida delas”, ressalta.

Turma de Robótica Educacional do professor Jones atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Ibá Ilha Moreira - Foto: Diego da Costa

Jones conta que, através da oportunidade de lecionar uma disciplina da grade curricular, conseguiu unir esforços para inaugurar o Espaço Maker para robótica educacional. O local, que atende estudantes do 6ª ao 9ª do Ensino Fundamental, busca trabalhar   conhecimentos de programação, construção e elaboração de projetos eletrônicos. “Como eu já tinha esta experiência, pelo meu histórico profissional, eu procurei encontrar uma perspectiva de ensino que também contribuísse com os alunos no mercado de trabalho”, reitera.

Espaço Maker foi uma das conquistas da Escola Ibá Ilha Moreira para o desenvolvimento de atividades tecnológicas - Foto: Diego da Costa

Homenagem na Seduc

Na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) irá promover uma homenagem aos educadores na Praça de Eventos Luís Quartieri Filho, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).  O encontro terá apresentação do Coral da Escola Estadual Carlos Bina, de Gravataí.

Dia dos Professores

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras”.

Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de Dom Pedro I.