Divulgada a lista dos estudantes gaúchos selecionados para a etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Encontro na Câmara do Deputados, em Brasília, ocorre entre os dias 11 e 14 de maio de 2021

Programa Parlamento Jovem Brasileiro
Programa Parlamento Jovem Brasileiro - Foto: Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está divulgando nesta segunda-feira, 21 de setembro, a lista dos 5 estudantes gaúchos selecionados para participar da etapa nacional do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020 (PJB).

Os participantes, que tem entre 16 e 22 anos e estão no Ensino Médio, irão vivenciar, bem como desempenhar, o trabalho de um deputado federal por meio de debates e votações dentro da Câmara dos Deputados. Em função da pandemia, o calendário foi alterado e a simulação, que ocorre anualmente em Brasília, será realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2021.

Clique aqui e confira a lista completa

Dentre os 20 alunos pré-selecionados em nível Estadual, já divulgados no dia 31 de julho, estes cinco estudantes representarão o Rio Grande do Sul na sequência da edição 2020 do PJB:

Clara Adriana Burghardt, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha; Henrique Soares Ribeiro Sant´anna de Oliveira, do Colégio Leonardo da Vinci Beta; além de Gabriela Festugato Maranhão, Laura Griesang Sant'anna e Maria Luísa Trevisan, todos do Colégio Militar de Porto Alegre.

Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e di­rigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar durante uma semana em Brasília, de uma simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exer­cício de mandato como Deputado Jovem.

É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, de­mocracia e Poder Legislativo. Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.