Criatividade faz parte do ensino na Escola Urbano das Chagas, de Dom Pedrito

A ideia divertida da professora Bianca Garcez é contada por ela no novo episódio do programa De Profe para Profe

Criatividade faz parte do ensino na Escola Urbano das Chagas, de Dom Pedrito
Criatividade faz parte do ensino na Escola Urbano das Chagas, de Dom Pedrito - Foto: Divulgação
Por Barbara Lima sob orientação de Bruna de Bem

Não é de hoje que a professora Bianca Garcez se reinventa para tornar suas aulas mais atrativas para os estudantes da Escola Estadual Ensino Fundamental Urbano das Chagas, de Dom Pedrito, cidade de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Bagé.

Um exemplo, é que em 2017, ela desenvolveu, com o sétimo ano, um repelente natural antipulgas que foi reconhecido por veterinários e farmacêuticos locais e que ganhou até destaque na imprensa. Com as dificuldades reveladas pela pandemia, Bianca teve outros desafios. Ela começou a pensar em formas à distância de conquistar os alunos do primeiro ano, em fase de desenvolvimento da alfabetização. “A gente sabe que a aprendizagem é muito mais tranquila se houver uma relação de afetividade e se o aluno se sentir seguro, sabendo que a professora é sua amiga”, explica. Aliado a este fator, a convivência com os filhos ainda pequenos, que gostam de estar na companhia da mãe, despertou na educadora a ideia de ministrar aulas criativas e participativas, em formato de vídeo, com a presença deles. “Assim fico perto da minha família e dos meus alunos”, explicou.

A resposta não poderia ser melhor: as mães dos estudantes logo começaram a relatar as experiências dos filhos. “Elas me diziam que os pequenos estavam ansiosos pelos próximos vídeos. Quando me vesti de Branca de Neve para contar a história, eles ficaram especulando, dizendo que aquele não era o meu cabelo. Quando tirei a peruca, ficaram empolgados em me ver. Foram vários vídeos com o intuito de ensinar o conteúdo, criar laços e motivá-los”, relembra.

Mas engana-se quem pensa que essa disposição é apenas para com os alunos de séries iniciais. Bianca está sempre em busca de novas dinâmicas para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de todo aluno: para os estudantes do sexto ano, em 2021, ela pediu que confeccionassem células em 3D, por exemplo. Os resultados foram de células de massinha de modelar e até de alimentos. “Eles são muito criativos! Eu amo”, empolga-se.

Outra aula, que foi um sucesso e envolveu todo mundo da casa, recriou a turma do Chaves para os pequenos assistirem virtualmente. Bianca vestiu-se de Chiquinha, enquanto os filhos, os sobrinhos e o marido vestiram-se de Chaves, Quico, Ñoño, Dona Florinda e Professor Girafales, para contar a história da Maria Vai Com as Outras. Os alunos tiveram, então, que criar, com material reciclável, a ovelha que ilustra a fábula contada. “Eu não paro! Precisamos buscar, cada vez mais, aulas interessantes para que eles aprendam”, conclui a professora.

00:00:00/00:00:00

Vídeos Interativos

A Bianca Garcez é professora da escola Urbano das Chagas, de Dom Pedrito (13ª Coordenadoria Regional de Educação) e a criatividade é a sua principal aliada durante as aulas. Crédito: TV Seduc RS

De Profe para Profe

O projeto da professora Bianca Garcez é mais um episódio do programa 'De Profe para Profe', que pode ser conferido no canal da TV Seduc do Youtube. No local são transmitidos programas sobre experiências exitosas da Educação do RS e que podem servir de inspiração para todos educadores da rede estadual.