CREs promovem atividades alusivas ao Outubro Rosa

Caminhada, entrega de materiais, doação de alimentos e produtos de limpeza e divulgação de cards e vídeos estão entre as ações

Foto onde aparecem quatro mulheres ao lado de um banner da Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Borja
A 35ª CRE está arrecadando produtos de higiene, que serão doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Borja - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Em meio a tantas datas comemorativas, como o Dia do Professor e o Dia da Criança, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) não deixaram de lembrar, ao longo deste mês, do Outubro Rosa. Entre as ações realizadas e planejadas para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama, estão caminhadas, entrega de materiais sobre o assunto, doação de alimentos e produtos de limpeza, decoração das sedes das CREs e divulgação de cards e vídeos informativos nas redes sociais.

Enquanto a 2ª CRE, de São Leopoldo, a 3ª CRE, de Estrela, e a 4ª CRE, de Caxias do Sul, apostaram na elaboração de cards e vídeos alertando para a importância da prevenção ao tumor nas mamas, a 5ª CRE, de Pelotas, participou de lives promovidas pela Secretaria de Saúde da cidade e pelo Programa de Saúde do Servidor, do governo do Estado. A 8ª CRE, de Santa Maria, por sua vez, instalou um banner em frente à sua sede alusivo ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, com os dizeres “Unindo laços pela vida”.

A 13ª CRE, de Bagé, convidou suas colaboradoras a comparecer ao trabalho vestindo a cor rosa no dia 5 de outubro, como forma de prestar homenagem à campanha. A 14ª CRE, de Santo Ângelo, produziu bottons em parceria com os Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (Jergs) para seus funcionários usarem no trabalho, com um laço cor de rosa e os dizeres “Prevenir é um ato de amor”. Já a 15ª CRE, de Erechim, promoveu, em parceria com a Cipave+, a entrega de canetas decoradas com um laço e um fuxico da cor rosa aos seus servidores, como forma de reforçar a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

A 23ª CRE, de Vacaria, está organizando uma caminhada para marcar o Outubro Rosa. Nomeado de Caminhada Rosa, o evento será realizado no dia 27 de outubro, terça-feira, às 9h. A 24ª CRE, de Cachoeira do Sul, por sua vez, decorou a sede da regional com objetos cor de rosa, como guarda-chuvas, laços, borboletas e cartazes. Integrantes vestiram máscaras alusivas à campanha e está prevista, para a semana que vem, uma live com uma oncologista, que oferecerá informações sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

A 27ª CRE, de Canoas, fez um post nas redes sociais com mitos e verdade sobre o câncer de mama, ressaltando a importância da prevenção ao tumor. Já a 32ª CRE, de São Luiz Gonzaga, aproveitou a arrecadação de alimentos realizada em carreata no dia 20 de setembro para doar o arrecadado à Liga Feminina de Combate ao Câncer do município. A 35ª CRE, de São Borja, também está fazendo arrecadação, mas de produtos de higiene, que serão doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Borja.

A 36ª CRE, de Ijuí, fez um card de divulgação da campanha para suas redes sociais. A 39ª CRE, de Carazinho, por fim, esteve presente nas atividades da Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade, a qual a coordenadora Lisete Jarré é voluntária. Também foi colado um adesivo de divulgação da campanha em frente à sede da regional.