Assembleia Legislativa homenageia escolas com melhor desempenho no IDEB

Cerimônia de premiação das instituições de ensino contou com a presença do secretário Faisal Karam

Secretário Faisal Karam prestigiou cerimônia de premiação do Troféu Educacional Leonel Brizola na manhã desta quarta (16) - Foto: Lucas Nogare Peres

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (16), a cerimônia de premiação do Troféu Educacional Governador Leonel Brizola, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS). O evento, ocorrido no Memorial do Legislativo, homenageou 14 escolas estaduais e 12 municipais que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, oito instituições de ensino do Estado dividiram o pódio. A Dionísio Lotharo, de Tapera, e Dalva Zanotto Lemos, de Vacaria, obtiveram nota 8,3 e compartilharam o primeiro lugar. Em segundo, a Carlos Fetter, de Farroupilha, e Joaquim Gonçalves Ledo, de Mormaço, tiveram nota 8,0. Em terceiro, a Vicente de Carvalho, de Dois Lajeados, a Professora Adelina Zanchi, de Faxinal do Soturno, a Rui Barbosa, de Ijuí, e a José Canellas, de Pinheirinho do Vale, conquistaram a nota de 7,8.

Nas séries finais do Ensino Fundamental foram três escolas melhores colocadas: a Orestes Manfro, de São Marcos, teve o índice de 7,0. Em segundo, a Afonso Pena, de Frederico Westphalen, atingiu o coeficiente de 6,9. Em terceiro, a Antônio de Souza Neto, de Flores da Cunha, obteve o rendimento de 6,8.

No Ensino Médio, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Passo Fundo, teve nota de 6,6. Depois, o Colégio Tiradentes, de Porto Alegre, obteve 6,4. O Colégio Tiradentes de Santa Maria ficou em terceiro com o índice de 6,2.

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, parabenizou as instituições de ensino e enfatizou as localidades onde o trabalho realizado pelos professores conta com o apoio da comunidade escolar. “Sabemos que temos inúmeros desafios pela frente e da necessidade de tornarmos a escola atrativa para os alunos. Entretanto, é possível verificar, através dos dados, que nas cidades do interior o envolvimento das famílias é muito maior. Isso faz toda diferença e acaba sendo a grande referência para o estudante. Deixo aqui o meu agradecimento a todos que contribuíram para este rendimento de alto nível”, destacou.

A diretora da Escola Dionísio Lotharo, Terezinha Mirtes da Silva, ressaltou o momento:  “receber esta homenagem é uma honra para nós que somos uma escola do interior.  Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, disse.

A deputada estadual Fran Somensi (PDT), responsável por conduzir a premiação, elogiou o desempenho dos estudantes das redes municipais e estadual. “Este dia é de muita alegria, pois podemos dizer, sim, que é possível formar alunos competitivos e capacitados para o mercado de trabalho nas escolas públicas”, afirmou.

Presenças

Ainda estiveram presentes os seguintes representantes: o deputado estadual Elton Weber (PSB); a coordenadora da 21ª CRE, de Três Passos, Ledi Daiana Diesel; a coordenadora da 23ª CRE, de Vacaria, Cristina da Silva Boeira Fabris; o coordenador da 8ª CRE, de Santa Maria, José Luiz Vieira Eggres; além de diretores de escolas, professores, vereadores e representantes de secretariais estaduais e municipais de Educação.

Confira mais fotos