Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Assembleia Legislativa homenageia escolas com melhor desempenho no IDEB

Cerimônia de premiação das instituições de ensino contou com a presença do secretário Faisal Karam

Publicação:

ecretário Faisal Karam prestigiou cerimônia de premiação do Troféu Educacional Leonel Brizola na manhã desta quarta (16)
Secretário Faisal Karam prestigiou cerimônia de premiação do Troféu Educacional Leonel Brizola na manhã desta quarta (16) - Foto: Lucas Nogare Peres
Por Diego da Costa

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (16), a cerimônia de premiação do Troféu Educacional Governador Leonel Brizola, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS). O evento, ocorrido no Memorial do Legislativo, homenageou 14 escolas estaduais e 12 municipais que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, oito instituições de ensino do Estado dividiram o pódio. A Dionísio Lotharo, de Tapera, e Dalva Zanotto Lemos, de Vacaria, obtiveram nota 8,3 e compartilharam o primeiro lugar. Em segundo, a Carlos Fetter, de Farroupilha, e Joaquim Gonçalves Ledo, de Mormaço, tiveram nota 8,0. Em terceiro, a Vicente de Carvalho, de Dois Lajeados, a Professora Adelina Zanchi, de Faxinal do Soturno, a Rui Barbosa, de Ijuí, e a José Canellas, de Pinheirinho do Vale, conquistaram a nota de 7,8.

Nas séries finais do Ensino Fundamental foram três escolas melhores colocadas: a Orestes Manfro, de São Marcos, teve o índice de 7,0. Em segundo, a Afonso Pena, de Frederico Westphalen, atingiu o coeficiente de 6,9. Em terceiro, a Antônio de Souza Neto, de Flores da Cunha, obteve o rendimento de 6,8.

No Ensino Médio, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Passo Fundo, teve nota de 6,6. Depois, o Colégio Tiradentes, de Porto Alegre, obteve 6,4. O Colégio Tiradentes de Santa Maria ficou em terceiro com o índice de 6,2.

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, parabenizou as instituições de ensino e enfatizou as localidades onde o trabalho realizado pelos professores conta com o apoio da comunidade escolar. “Sabemos que temos inúmeros desafios pela frente e da necessidade de tornarmos a escola atrativa para os alunos. Entretanto, é possível verificar, através dos dados, que nas cidades do interior o envolvimento das famílias é muito maior. Isso faz toda diferença e acaba sendo a grande referência para o estudante. Deixo aqui o meu agradecimento a todos que contribuíram para este rendimento de alto nível”, destacou.

A diretora da Escola Dionísio Lotharo, Terezinha Mirtes da Silva, ressaltou o momento:  “receber esta homenagem é uma honra para nós que somos uma escola do interior.  Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, disse.

A deputada estadual Fran Somensi (PDT), responsável por conduzir a premiação, elogiou o desempenho dos estudantes das redes municipais e estadual. “Este dia é de muita alegria, pois podemos dizer, sim, que é possível formar alunos competitivos e capacitados para o mercado de trabalho nas escolas públicas”, afirmou.

Presenças

Ainda estiveram presentes os seguintes representantes: o deputado estadual Elton Weber (PSB); a coordenadora da 21ª CRE, de Três Passos, Ledi Daiana Diesel; a coordenadora da 23ª CRE, de Vacaria, Cristina da Silva Boeira Fabris; o coordenador da 8ª CRE, de Santa Maria, José Luiz Vieira Eggres; além de diretores de escolas, professores, vereadores e representantes de secretariais estaduais e municipais de Educação.

 Confira mais fotos

 

 

 

 

Secretaria da Educação