Após cinco anos, Quaraí volta a aderir ao Programa de Apoio ao Transporte Escolar

Reunião entre o secretário da Educação e o prefeito do município formalizou a nova parceria

Foto registrada no momento da assinatura do termo de adesão
Quaraí se soma a outros municípios parceiros na região da 19ª CRE, como Santana do Livramento e Santa Margarida do Sul - Foto: Lucas Nogare
Por Isabella Sander

Um encontro entre o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, e o prefeito de Quaraí, Jeferson da Silva Pires, na quarta-feira, 20 de janeiro, celebrou a adesão do município ao Programa de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul (Peate/RS). A parceria é retomada após cinco anos, com Quaraí se somando a outros municípios também parceiros na região da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), como Santana do Livramento e Santa Margarida do Sul.

A coordenadora do Peate/RS, Lisete Portela Link, comemora a retomada da parceria e destaca os ganhos da cooperação para a educação de Quaraí. “Estado e município estão juntos nessa parceria, que traz muitos frutos, tanto para os alunos da rede estadual, como para os da rede municipal”, ressalta.

Com a assinatura do termo de adesão, os estudantes de ambas as redes serão atendidos pelos mesmos transportes escolares e, por isso, as despesas com o serviço serão compartilhadas entre ambas as partes. “Sobram mais recursos para investir na educação da região”, observa Lisete.

Além do compartilhamento do transporte em si, Quaraí poderá, agora, fazer uso também do Software de Gestão do Transporte Escolar. Com ele, o endereço de cada aluno beneficiado é geolocalizado no programa, que organiza automaticamente qual o melhor caminho para atender a todos os estudantes, evitando, assim, desperdício de tempo e combustível.

A adesão já havia sido debatida em reunião da coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, com o prefeito de Quaraí, no dia 12 de janeiro. Na ocasião, Ana Alice visitou a prefeitura do município e foi recebida pelo prefeito Jeferson Pires, e pela secretária de Educação da cidade, Janice Bogado de Matos. Os dois já acenaram, então, a intenção de readerir ao programa.

A coordenadora afirma que esta parceria e a adesão ao convênio por parte do município são uma grande conquista em se tratando de gestão pública, pois “em regime de colaboração a qualidade do transporte oferecida é incomparável”, bem como se garante o princípio da economicidade pública, não havendo duplicidade no investimento público no que tange o transporte escolar. “É a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos”, destaca.