Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Abertura do HackaTchê 2023 aborda inovação e tecnologia

Programação segue até quarta-feira (29) com a grande final no South Summit Brazil

Publicação:

IMG 1044
Crédito: - Foto: Gustavo Peres
Por Vanessa Soares e Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta segunda-feira (27), a abertura do HackaTchê 2023.Após a definição das seis equipes finalistas, os estudantes estiveram reunidos com os mentores trabalhando nos seus projetos para preparar-se para a pré-banca no Tecnopuc que será realizada nesta terça-feira (28), a partir das 17h, onde serão selecionados três grupos que participarão da grande final, no dia 29, durante o South Summit. Paralelamente às ações com os estudantes, o canal do YouTube TV Seduc RS exibe, nesses mesmos dias, uma série de palestras com especialistas nos segmentos da inovação e criatividade.

Durante a abertura, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destacou que o mundo do século XXI é um mundo altamente tecnológico e que o HackaTchê é fundamental para integrar a Educação Básica ao ecossistema de inovação.

“Ouvimos falar, como integrantes do ecossistema de inovação as universidades, empresas, investidores, incubadoras, aceleradoras, startups, centros de pesquisa, entre outros, mas não ouvimos falar na educação básica.  Por isso, insisti muito para ser criado o Hackatchê, para descobrirmos o talento que existe em nossas escolas. Nós temos quase 800 mil alunos, a riqueza do Brasil está aí. O país mais rico não é o que tem mais ouro ou minério, é o que consegue incentivar a qualificação dos jovens. A ideia de oportunizar a participação do Hackatchê, do South Summit, do Tecnopuc, foi dada, porque confio na juventude, na educação, no conhecimento e na ciência”, explicou.

O painel “Digitalização do Agro” contou com a participação do professor da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), Diego Silva, e do engenheiro agrônomo, jornalista e líder da comissão de inovação da Farsul, Donário Lopes. Eles abordaram a importância de estimular o ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico.

“Cada região do RS tem particularidades e atua de forma estratégica e inteligente. Queremos colocar o Rio Grande do Sul no cerne da inovação, unindo esforços em todas áreas de conhecimento. Só quando todos os agentes se apropriarem do que está acontecendo, será possível alavancarmos este setor”, enalteceu.

Donário Lopes, engenheiro agrônomo, defendeu que o propósito é o que nos move. O que importa é o legado, o impacto.

“Precisamos acelerar o processo de digitalização do agro gaúcho. Desafios tecnológicos como o HackaTchê precisam ser estimulados, pois promovem a competição saudável e o contato com problemas reais do agro”, observou.

O painel “Bem-vindo ao Metaverso” deu a sequência às atividades com a presença do CEO Meta4Chain, Leandro Nascimento; que explicou o metaverso. ”Metaverso não é tecnologia, é um conceito de uma tecnologia imersiva, onde todos nós fazemos parte desta construção. Em 2026, 25% da população mundial vai ter tido algum tipo de contato com esta realidade aumentada. Ela será a nova internet. Todos nós precisamos evoluir para este processo”, destacou.

No último painel da manhã, o CEO do Postmetria, Dirceu Corrêa e o Designer de produto do Sicredi, Dimi Silva, debateram sobre experiência do consumidor.

“A tecnologia permeia todas as atividades. Anos atrás, pouco se olhava para o cliente para definir os processos dentro de uma empresa. Hoje, o consumidor é protagonista. Eles influenciam diretamente na tomada de decisão de outros compradores”, afirmou Dirceu Corrêa.

 Na parte da tarde, a professora e especialista em negócios de impacto socioambiental, Aurélia de Melo e a professora e advogada, Mariana Ferreira, conversaram sobre ESG aplicado à Educação, esclarecendo o conceito das siglas, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança.

O painel “ Energias Renováveis” contou com a presença do oceanógrafo e consultor de Energias Renováveis, João Pedro Demore; e do CEO da VOLTERS, Eduardo Berriel. Eles explicaram a importância do tema para os diferentes tipos de energia e para a produção de biocombustíveis. 

 

Confira a programação do dia 28 de março na TV Seduc RS:

9h – 10h

Painel 3: SUEPRO

Campo e CidadeLuis Carlos da  Escola Celeste Gobatto  e Priscila Kasper (CIMOL) mediadora Cláudia Poli (SUEPRO)

 

10h – 11h

Cultura Maker

Núcleo da RBAC - POA

 

11h – 12h

Painel 4:

Profissões do futuro

Bruno Bitencourt, Tamires Fakih e Felipe Menezes

 

14h – 15h

Jogos Digitais:  games de diversidade

Lizi Quadros

 

16h – 17h

Dev the Devs

 

17h – 18h

Pré-banca HackaTchê

 

Sobre o Hackatchê

O HackaTchê é a maratona de inovação da Secretaria da Educação (Seduc). Em sua segunda edição, estudantes e professores da rede estadual de educação terão uma nova oportunidade de vivenciar experiências em um ambiente de criação nas áreas de tecnologia e inovação.

O projeto prevê a valorização de práticas docentes e a conexão dos alunos às soluções tecnológicas e ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. A proposta é que os estudantes explorem ideias e soluções voltadas para a melhoria do dia a dia da rede estadual. As propostas criadas contemplam soluções tecnológicas para os problemas e desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

South Summit

O South Summit é um evento internacional com foco em inovação e tecnologia. O evento busca ser um espaço de referência que molda o futuro por meio de iniciativa, empreendedorismo, inovação aberta e oportunidade.

É reconhecido como uma plataforma para fomentar conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores, gerando resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Spain Startup, em 2012, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo.

O South Summit Brazil 2023 acontece de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

Para mais informações, acesse: https://www.southsummit.co/

Secretaria da Educação