Abertura do 1º Ciclo de Formação para os funcionários da área da alimentação ocorre nesta terça-feira (3)

Encontro será transmitido pelo canal do Youtube TV Seduc RS a partir das 9h30

b5402dac af43 4750 bcde 7be69a4b5ca4
Crédito: - Foto: Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, promove nesta terça-feira, 3 de agosto, a abertura oficial do 1º Ciclo de Formação para os funcionários da área da alimentação que atuam nas escolas estaduais. O curso, destinado aos Agentes Educacionais I – Alimentação Escolar e para os gestores escolares, visa orientar acerca dos cuidados no retorno à rotina escolar em tempos de pandemia e proporcionar momentos de reflexão e conhecimento sobre as respectivas práticas profissionais. A transmissão ocorre pelo canal do Youtube TV Seduc RS a partir das 9h30.

Na cerimônia de abertura estarão presentes a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Cleusa Flesch; o diretor do Departamento de Administração (DAD), Joel Rech; a nutricionista Luana Petrini; e a psicopedagoga Danusa Cunha.

A formação seguirá até o mês de dezembro com acesso e inscrição pelo Portal da Educação. Mais informações para participação e como acompanhar os encontros seguintes serão explicadas durante a cerimônia de abertura. Os profissionais presentes irão esclarecer todas as dúvidas.

Os demais encontros serão realizados em formato assíncrono através de módulos mensais, abordando os seguintes temas: “Saúde Física e Mental”, “A importância da aplicação do cardápio na alimentação escolar”, “Ética e profissionalismo no ambiente de trabalho”, “Organização da Rotina de Trabalho” e “Relação interpessoal no ambiente de trabalho.

Conforme a professora Neusa Dembogurski, que é uma das responsáveis pelo Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, estes temas são oriundos das necessidades prioritárias apontadas na pesquisa realizada no mês de junho de 2021, que teve como objetivo identificar as características da equipe de Agentes Educacionais da área da alimentação escolar.

“Com esta iniciativa, a Seduc conta com a participação de todos os servidores de alimentação escolar e as respectivas equipes diretivas para que este serviço continue sendo desenvolvido com qualidade e acolhimento aos estudantes gaúchos”, destaca.

Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação

O Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação (CDPE) integra a estrutura básica do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, diretamente subordinado ao Titular do Departamento. Surge para responder às necessidades de formação continuada e de constante desenvolvimento dos profissionais da Educação. Com esta perspectiva, a Secretaria da Educação visa o desenvolvimento de pesquisas, estudos e propostas de formações, objetivando o aprimoramento e a valorização dos profissionais, assim como, a reflexão sobre as práticas embasadas nos valores que pautam o exercício da função pública, tendo como foco a aprendizagem e o desenvolvimento integral do aluno.