Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

3º Ideathon reúne mais de 150 educadores da região Sul do Estado

Ação do Programa Jovem RS ocorreu no Parque Tecnológico de Pelotas

Publicação:

Atividade de elaboração do Pitch dividiu os professores em 12 grupos de trabalho para explorar a criatividade e a inovação
Atividade de elaboração do Pitch dividiu os professores em 12 grupos de trabalho para explorar a criatividade e a inovação - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Criatividade, inovação, professores engajados na elaboração de novas estratégias para a Educação e muitas ações colocadas em prática: esta foi a marca do 3º Ideathon, que reuniu mais de 150 educadores da região Sul do Estado e abrangeu as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Pelotas, Bagé e Rio Grande. A maratona de sensibilização e cocriação para novas ideias, que integra o programa Jovem RS Conectado no Futuro, ocorreu nesta quarta-feira, 18 de setembro, no Parque Tecnológico de Pelotas.

A assessora pedagógica do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Letícia Grigoletto, apresentou a proposta do Ideathon aos participantes. “É necessário que ocorra um despertar das habilidades de capacitação tecnológica para que os nossos alunos estejam adaptados às exigências do atual mercado de trabalho. O Ideathon existe para que tenhamos multiplicadores com este conceito nas CREs”, destacou.

A coordenadora da 5ª CRE, Alice Maria Szezepanski, salientou, na abertura do evento, que os conceitos de conhecimento, inovação e empreendedorismo são fundamentais para os jovens do século 21. “Os estudantes de hoje necessitam trabalhar estas ideias porque o mercado que espera por eles é o de agora. Do presente. Não o do futuro”, afirmou.

A diretora do Parque Tecnológico de Pelotas, Rosani Ribeiro, falou sobre a importância de receber, no município, a atividade do Programa. “Nós temos, aqui no Parque, 63 empresas que geram 257 empregos diretos e mais de 600 indiretos. Por isso, estamos muito felizes de sediar este evento que estimula o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado”, disse.

Coordenadora da 5ª CRE,Alice Maria Szezepanski, ao lado dos representantes  do Parque Tecnológico de Pelotas e do IFSul
Coordenadora da 5ª CRE,Alice Maria Szezepanski, ao lado dos representantes do Parque Tecnológico de Pelotas e do IFSul - Foto: Diego da Costa

Educação 4.0

Durante o encontro, o especialista e pós-doutor em Inovação, Márcio Machado, apresentou a palestra Educação 4.0, e propôs uma reflexão aos educadores sobre os métodos de ensino e a necessidade de fazer com que as novas tecnologias sejam aliadas do aprendizado. “O estudante atual aprende por experiência e nós temos que elaborar um roteiro para que ele experimente práticas inovadoras. Do contrário, sempre iremos perder espaço para as redes sociais e os aplicativos”, explicou.

Práticas inovadoras nas escolas estaduais

Conforme Maria Cristina dos Santos, diretora da Escola Antônio Leivas Leite, de Pelotas, desde o início deste ano, os estudantes contam com salas temáticas divididas por disciplina. “São eles que trocam de lugar, como nas universidades. Nós contamos com diversos recursos visuais que aumentaram o engajamento deles. Com isso, ganhamos em desempenho e preservação do espaço”, relatou.

Assessora pedagógica do Cegin, Letícia Grigolotto, coordenou as atividades do 3º Ideathon ao longo do dia
Assessora pedagógica do Cegin, Letícia Grigolotto, coordenou as atividades do 3º Ideathon de Pelotas - Foto: Diego da Costa

Outro projeto inovador é o Atom 1.0. O robô, desenvolvido pelos jovens do período noturno, do 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Escola Estadual Areal, de Pelotas, foi feito com sucata e circuitos de controle remoto. A professora responsável, Maria Joseane Rusch, contou a ideia: “A meta era desenvolver a criatividade e envolver, na prática, os ensinamentos aprendidos nas aulas de física e matemática”.

 A Escola Estadual Areal, de Pelotas, foi um dos destaques do 3º Ideathon com o projeto do robô Atom 1.0
A Escola Estadual Areal, de Pelotas, foi um dos destaques do 3º Ideathon com o projeto do robô Atom 1.0 - Foto: Diego da Costa

Elaborando um Pitch

Durante a tarde, os professores foram divididos em 12 grupos de trabalho para que elaborassem um “Pitch”. O termo, utilizado por empreendedores, significa a elaboração de uma apresentação, de 1 minuto, com objetivo de despertar o interesse de um investidor ou cliente pelo seu negócio. Deste modo, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.

Presenças

Ainda estiveram presentes os seguintes representantes: o coordenador de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio-grandense (IFSul), Vinícius Campus; a coordenadora pedagógica da 13ª CRE, de Bagé, Jussara Barreto; a coordenadora da 18ª CRE, Greici Kaus, o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas, Fábio Castro Neves; e o representante da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Gilnei Arnold.

Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que define as ações de gestão pedagógica e de planejamento da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas em parceria com parques tecnológicos e universidades. A proposta valoriza, apoia e dá visibilidade e estímulo ao crescimento e protagonismo juvenil.

O Programa conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria da Cultura e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Reginp (Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos) e SEBRAE-RS.

Grupo de trabalho do 3º Ideathon comemorou o sucesso das atividades ocorridas ao longo do dia
Grupo de trabalho do 3º Ideathon comemorou o sucesso das atividades ocorridas ao longo do dia - Foto: Diego da Costa

Confira mais fotos

Secretaria da Educação