2º Ideathon movimenta Santa Maria com o programa Jovem RS Conectado no Futuro

Mais de 200 pessoas da região participaram do evento que ocorreu na última quinta-feira na UFSM

Crédito: Rodrigo Peixoto

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu ao longo da quinta-feira, 12 de setembro, o 2º Ideathon. A maratona de sensibilização e cocriação de novas estratégias para a Educação integra o programa Jovem RS Conectado no Futuro. Mais de 200 representantes de escolas das regiões da 3ª, 6ª, 8ª, 9ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação estiveram no Auditório Vilson Aita, no Centro de Tecnologia da UFSM.

Para o reitor da Universidade, Paulo Afonso Burmann, a integração entre os diversos participantes do sistema de educação nacional é fundamental para que os jovens estejam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho e ensino superior. “A rede educacional do País deve estar cada vez mais conectada. Apesar das dificuldades enfrentadas na educação, queremos trabalhar de maneira mais próxima com a educação básica e ensino médio em busca de um futuro melhor para nossos jovens”, aponta.

O Coordenador Regional de Educação da 8ª CRE, José Luis Viera Eggres, acredita que com a união das equipes diretivas e comunidade, a rede de Educação do estado conseguirá evoluir.  “Atualizar e transformar a escola em um lugar interessante e estimulante é um grande objetivo. Temos a convicção que por meio de muito trabalho será possível alcançar as metas propostas pelo programa”, explica.

Márcio Machado na palestra Educação 4.0. Crédito: Rodrigo Peixoto

No decorrer do dia, os participantes estiveram envolvidos em atividades como a palestra conduzida pelo pós-doutor em inovação,  Marcio Machado,  com o tema Educação 4.0, e a apresentação do Programa Jovem RS. Foi realizada também a assinatura do “termo de compliance”, carta que formaliza as intenções comuns entre os Coordenadores Regionais de Educação, equipes diretivas das escolas e Seduc em busca da implementação e desenvolvimento do programa.

Ainda, alunas do Instituto Luiz Guilherme do Prado Veppo, de Santa Maria, apresentaram estudo sobre o uso de energia fotovoltaica em ambientes residenciais.

Imersão e Maratona Jovem RS

As equipes também colocaram a mão na massa, em momentos como a imersão nos Espaços de Experimentação. Com cada ambiente focado em um tema: inovação, criatividade, empreendedorismo e cocriação, os envolvidos puderam conhecer um pouco mais sobre as áreas e de que maneira poderão contribuir com o desenvolvimento dos alunos da Rede.

Já na Maratona Jovem RS, puderam aprender como montar um projeto utilizando o “canvas”, ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de projetos.

Participantes forma divididos em equipes durante atividades. Crédito: Rodrigo Peixoto.
Participantes foram orientados por equipe da Seduc e parceiros. Crédito: Rodrigo Peixoto.

Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que define as ações de gestão pedagógica e de planejamento da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas em parceria com parques tecnológicos e universidades. A proposta valoriza, apoia e dá visibilidade e estímulo ao crescimento e protagonismo juvenil.

O Programa conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria da Cultura e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Reginp (Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos)  e SEBRAE-RS.