Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

13ª CRE celebra sucesso de projeto de estímulo a expressões artísticas e esportes

“Nossas façanhas na arte” teve engajamento dos alunos da região de Bagé, que enviaram fotos e vídeos

Publicação:

Foto da tela vencedora, onde aparecem dois idosos caminhando usando máscara em meio a uma paisagem de pampa, com o pôr do sol ao fundo. No centro do sol, aparece o mapa do Rio Grande do Sul, com as cores da bandeira, usando também máscara.
Tela vencedora do segmento "Arte nos aproxima" é de autoria de Emanuel Hernandes Gonçalves, da Escola Carlos Kluwe, de Bagé - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Lançado em agosto, o projeto “Nossas façanhas na arte”, da 13ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), de Bagé, está sendo um sucesso. Dividido em três segmentos, o projeto tem como objetivo desenvolver os talentos e as habilidades artísticas e culturais dos alunos no período da pandemia nas categorias arte, cultura e esporte.

O primeiro segmento, “Arte nos aproxima”, propôs aos estudantes que fizessem desenhos que representem o pampa em tempos de isolamento social. Mais de 30 escolas fizeram seleções internas e enviaram as melhores telas para a coordenadoria.

Os quadros foram expostos em frente à sede da 13ª CRE e foram eleitos os três melhores, que passaram por votação popular na página de Facebook da coordenadoria. O vencedor foi Emanuel Hernandes Gonçalves, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Dr. Carlos Kluwe, de Bagé. Na tela, aparecem dois idosos caminhando usando máscara em meio a uma paisagem de pampa, com o pôr do sol ao fundo. No centro do sol, aparece o mapa do Rio Grande do Sul, com as cores da bandeira, usando também máscara.

O segundo segmento, “Festival de talentos”, está em andamento nesta semana. Alunos enviaram vídeos nos quais apresentam danças, cantam ou tocam algum instrumento. Cada escola selecionou o melhor trabalho e encaminhou para a CRE, que formou uma comissão para avaliar as produções. Foi realizada uma live para divulgar os 20 melhores, dentre os 70 enviados. Foram escolhidos por um júri composto por artistas locais os três melhores, que estão sendo votados até esta sexta-feira, 25 de setembro, na página do Facebook do órgão.

Confira aqui o vídeo do aluno Yago Ricardo Machado Proença, do 7º ano da Escola Silveira Martins, de Bagé, o vídeo da aluna Helena Vargas, do 5º ano da Escola Alzira Barcellos, de Dom Pedrito, e o vídeo do aluno Mauro Machado Severo, do 8º ano da Escola Félix Contreiras Rodrigues, de Bagé.

O terceiro e último segmento, “Movimente-se”, pretende aliar a Educação Física à arte. Os estudantes enviarão até esta sexta-feira vídeos mostrando habilidades que desenvolveram em qualquer esporte, como futebol ou xadrez. As obras serão postadas no Facebook de 5 a 8 de outubro, votadas e será eleito o projeto que mais se destaca na região.

“A repercussão tem sido muito boa, só a nossa live já tem 2,3 mil visualizações. Estávamos receosos de como as escolas receberiam essa proposta, mas o projeto está servindo para ver quanto talento temos entre nossos alunos e que escola não é só o conteúdo das disciplinas”, destaca a coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa.

Secretaria da Educação